Tourism Creative Factory chega aos Açores pela primeira vez

Ponta Delgada2A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo associa-se à ‘Winter Edition’ do Tourism Creative Factory, no âmbito do programa Fostering Innovation in Tourism 2019, que, após quatro edições, chega aos Açores pela primeira vez e será apresentado a 19 de Setembro, em Ponta Delgada.

A sessão de apresentação contará com a participação da Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, do Coordenador Nacional do Tourism Creative Factory, da Directora do Departamento de Inovação e Gestão de Projectos do Turismo de Portugal, da Directora da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada e do Founder da Try Portugal, participante da 1.ª edição do projeto.

O Tourism Creative Factory é um programa de ideação promovido pela GesEntrepreneur com o apoio da Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal e inclui-se, igualmente, na iniciativa Tourism Training Talents, recentemente premiada pela Organização Mundial de Turismo.

Através da parceria com a Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada e com o apoio do Governo dos Açores e outros parceiros regionais, o objectivo é atrair cerca de uma dezena de meia de novos projectos do território, permitindo que os empreendedores açorianos tenham acesso a algumas das melhores práticas dos projectos de ideação e aceleração, adaptados à realidade local.

Este programa de ideação é dirigido a todos os que têm uma ideia na área do turismo e querem contar com o apoio de uma equipa de “business makers”, assim como com uma rede de facilitadores especializada em apoiar ideias a serem transformadas em novas empresas.

O programa de ideação durará cerca de três meses e culminará num ‘Demo-Day Regional’, a decorrer em Dezembro.

Outro factor de diferenciação desta iniciativa são os ‘5 Stars Days’, com especialistas de renome nacional e internacional a partilharem os seus conhecimentos com os projectos e demais interessados nas diversas temáticas, incluindo, por exemplo, ainda este ano, um ‘5 Stars Day’, em Ponta Delgada, com António Paraíso, sobre a temática do Turismo de Luxo.