PS denuncia queixas de falta de condições no canil da Ribeira Grande

Emanuel Furtado PS - casa do animal RGO Partido Socialista da Ribeira Grande denunciou, esta Terça-feira, a alegada falta de condições no canil municipal, apontando haver queixas de cidadãos sobre a situação.

“Temos conhecimento de várias queixas de cidadãos que testemunharam condições indignas no funcionamento do canil. Temos também conhecimento de que algumas dessas denúncias foram reportadas às entidades competentes, designadamente à GNR”, afirmou o coordenador do PS/Ribeira Grande, Emanuel Furtado, após uma visita à Casa do Animal da Ribeira Grande.

O socialista diz suspeitar de “falta de tratamento e de acompanhamento médico-veterinário” aos animais daquele espaço e vai  exigir esclarecimentos ao executivo camarário.

Para Emanuel Furtado, a visita realizada ao canil municipal “deixou os socialistas preocupados com as condições e procedimentos verificados” e, “é neste contexto, que os vereadores do PS vão, na próxima reunião de Câmara, que se realiza Quinta-feira (hoje), solicitar esclarecimentos sobre os seguintes pontos: Que tratamento é dados aos animais no canil, actualmente? O número e registos de animais doados e de animais que foram abatidos; O número de animais que morreram por doença e os respetivos relatórios; O número de animais por compartimento, tendo em consideração que há relatos de espaços com mais 20 gatos o que é coisa que a lei não permite”, adiantou.

“O PS Ribeira Grande vai também questionar o executivo camarário sobre a situação, em concreto, do veterinário. Pretendemos saber se vai haver concurso, e quando, para contratação de veterinários? E sobre quantos funcionários, e em que funções, trabalham no canil”, acrescentou.

Para o socialista, “há suspeitas gravíssimas sobre os cuidados que estão a ser prestados e a Câmara Municipal tem de garantir que, estão a ser implementados todos os procedimentos para evitar doenças e a ser feitos os tratamentos necessários no caso dos animais que estão doentes”.

“Para o PS da Ribeira Grande, o bem-estar animal não pode ser um tema que só interessa ao Sr Presidente da Câmara quando ele pretende fazer campanhas de publicidade”, avisou.