Fundopesca vai ser accionado para ajudar os pescadores

pescadores1O Conselho Administrativo do Fundopesca, que reuniu ontem na Horta, accionou este fundo de compensação salarial para os pescadores em todas ilhas do arquipélago dos Açores.

O Diretor Regional das Pescas adiantou que cada beneficiário vai receber o valor correspondente ao salário mínimo regional por 15 dias interpolados de quebra de rendimento, tendo sido analisado o período entre 15 de Novembro e 31 de Dezembro.

Segundo Luís Rodrigues, verificou-se “um decréscimo de 35% do valor realizado em lota, quando comparado com os últimos três anos no mesmo período de tempo”.

O Diretor Regional, que falava aos jornalistas no final da reunião, frisou que este fundo de compensação salarial “é acionado sempre que se verifiquem os critérios” definidos para esse efeito, lembrando que, “diariamente, são analisados os valores de descargas em lota”.

“Há critérios claros e transparentes para que o dinheiro, maioritariamente público, seja utilizado em benefício dos pescadores”, disse.

Luís Rodrigues referiu que “ainda é preciso recolher dados das seguradoras, da Segurança Social e da Lotaçor”, mas admitiu que “nos próximos 15 dias estaremos em condições para efectuar o pagamento”.

Beneficiam do Fundopesca cerca de 800 pescadores de todas as embarcações que descontam para este fundo.