ACAPO celebra 25 anos com colóquio sobre a pessoa com deficiência

Cadeira de rodas

A delegação dos Açores da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) vai comemorar, a 16 de Março, o seu 25.º aniversário ao serviço das pessoas cegas ou com baixa visão do arquipélago, com um colóquio sobre a pessoa com deficiência. 

“Para assinalar a data, para além das pessoas deficientes visuais, pretendemos envolver pessoas com outras deficiências, profissionais que se identificam ou trabalham na área e a comunidade em geral”, refere a assoicação em comunicado.

A instituição justifica o tema do colóquio - “A Pessoa com Deficiência na Região Autónoma dos Açores” - afirmando que “a proximidade é importante e a troca salutar de perspectivas é capaz de gerar as melhores respostas”.

O evento realizar-se-á no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponta Delgada, no dia 16, e contará com dois painéis. 

No primeiro momento, serão abordados os “Apoios Sociais e a Reabilitação das pessoas com deficiência”, debatendo-se assuntos como “o processo de reabilitação”, “cuidados de saúde e deficiência: atendimento, tratamento e deslocação de doentes”, “prestações e produtos de apoio” e “Ciência e tecnologia: intenção inclusiva”.

No segundo painel, o tema em destaque será “a mobilidade das pessoas com deficiência”, altura em que as temáticas “os desafios da acessibilidade: ruas e espaços públicos” e “habitações adaptadas à mobilidade condicionada” serão discutidas.

O encontro terminará com a sessão solene comemorativa dos 25 anos da delegação dos Açores da ACAPO, com a presença de várias entidades.