MUSAMI mantém recolha selectiva de resíduos em cenário de pandemia

Resíduos

A recolha selectiva de resíduos porta a porta e nos ecopontos mantém-se, independentemente do estado de emergência em que se encontra o país. A garantia foi deixada pela MUSAMI que explicou que “após a recolha, os resíduos serão mantidos em período de quarentena antes de triados para segurança dos colaboradores que operam no Centro de Triagem Automatizado, e por razões de saúde pública, evitando a propagação do novo Coronavírus”.

Esta é uma das orientações emanadas pela Direcção Regional do Ambiente e pela Entidade Reguladora de Águas e Resíduos dos Açores, que as Câmaras Municipais de São Miguel e a MUSAMI estão a adoptar.

A MUSAMI alerta para a importância do descarte de luvas, máscaras e lenços de papel, no lixo indiferenciado, numa altura em que já se verificam casos de COVID-19 confirmados na ilha de São Miguel. “Para além de não se tratarem de materiais recicláveis, constituem um perigo para a saúde pública quando não devidamente manuseados e descartados, pelo que os cuidados devem ser redobrados”, alerta a MUSAMI.

Todos os restantes resíduos recicláveis devem ser colocados à porta de casa onde a recolha selectiva é efectuada nos horários definidos, ou então nos ecopontos. Exceptuam-se os casos em habitações onde a hospitalização domiciliária se verifica devido ao contágio do novo Coronavírus. Nesses casos, todos os resíduos devem ser devidamente acondicionados em dois sacos e descartados no dia da recolha do indiferenciado (lixo comum) ou no respectivo contentor.

A MUSAMI apela “ao cumprimento das regras e ao bom senso e cidadania aquando do descarte dos resíduos nos ecopontos e contentores distribuídos na via pública, facilitando assim o trabalho dos operadores da recolha dos resíduos”.