ANAC aguarda projecto para se pronunciar sobre pista do aeroporto da Horta

aeroporto da horta

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) aguarda o projecto de ampliação da Pista do Aeroporto da Horta para pronunciar-se sobre o mesmo. 

Em audição na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, o presidente da ANAC referiu que o projecto em questão terá dado entrada no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, sublinhando que se pronunciarão, sobre a sua implementação, logo que recebam o projecto final.

Luís Ribeiro respondia à questão colocada pelo deputado do PS Açores na Assembleia da República, João Castro, que perguntou sobre o ponto da situação do projecto. O socialista considerou que os constrangimentos, na rota de serviço público que liga a Horta com Lisboa, advêm do comprimento da pista do Aeroporto da Horta.

“Apesar dos vários compromissos que, ao longo dos anos, foram sendo assumidos por vários partidos e responsáveis políticos, no sentido de resolver este problema, esta ampliação continua por concretizar e a ser um anseio das populações locais e regionais”, afirmou.

Segundo o deputado, apesar das omissões, em sede de contrato de concessão com a ANA/VINCI, esta ampliação foi reassumida na anterior legislatura, tendo inclusive inscrito, no plano plurianual de investimentos, um valor na ordem dos nove milhões de euros, para este efeito. Também o Orçamento de Estado, dedica um artigo à ampliação da pista do Aeroporto da Horta, num reforço deste compromisso, para com os açorianos. No Plano Nacional de Investimentos, encontramos referência à ampliação do aeroporto da Horta, enquadrando eventual afetação de fundos estruturais, para esta prioridade. Sobre o estudo da Câmara Municipal da Horta, tornado publico em 2017, João Castro relembrou que o mesmo aponta para uma ampliação na ordem dos 2.050 metros.