Açores com 16 novos casos positivos de Covid-19 na ilha de São Miguel

covid teste

A Autoridade de Saúde Regional informou ontem que, decorrentes das 1.566 análises realizadas nas 24 horas  anteriores nos dois laboratórios de referência da Região e das efectuadas em laboratórios privados, foram diagnosticados 16 casos positivos de covid-19 na ilha de São Miguel.

No contexto da investigação epidemiológica relacionada com um estabelecimento de diversão nocturna  em Ponta Delgada, foram diagnosticadas nove mulheres, com idades compreendidas entre 6 e 63 anos, e cinco homens, com idades entre 24 e 69 anos.

Foram ainda detectados dois casos positivos, correspondentes a uma mulher, de 35 anos de idade, na sequência do surgimento de sintomas, e a um indivíduo homem, de 52 anos de idade, no âmbito do rastreio a profissionais de saúde, casos que estão agora em investigação epidemiológica, tendo a Autoridade de Saúde Concelhia encetado os procedimentos inerentes à identificação, testagem e vigilância de contactos próximos.

Acresce referir que um caso positivo reportado a 10 de Novembro, correspondente a um homem, de 28 anos, proveniente de ligação aérea com território continental português, apresentou documentação comprovativa de infecção e posterior recuperação, pelo que não é considerado caso activo na Região.

A Autoridade de Saúde Regional deu conta ainda que existem, neste momento, 13 cadeias de transmissão extintas e oito cadeias de transmissão activas na Região, sendo três na ilha de São Miguel, duas na ilha Terceira, duas partilhadas entre a ilha de São Miguel e a ilha de São Jorge e uma na ilha de São Jorge.

Actualmente encontram-se internados no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, cinco pessoas, enquanto no Hospital do Santo Espírito, na ilha Terceira está um pessoa.

Assim, até ao momento, foram detectados na Região 566 casos de infecção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se actualmente 311 casos recuperados e 162 casos positivos activos, dos quais 133 na ilha de São Miguel, 16 na ilha Terceira, oito na ilha de São Jorge, três na ilha do Pico, um na ilha do Faial e um na ilha de Santa Maria.

 

Café Redondo na Fajã de Baixo em investigação

 

O Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, em nome da Autoridade de Saúde Concelhia, solicitou ontem a todos os cidadãos que tenham frequentado o “Café Redondo” na freguesia da Fajã de Baixo, em Ponta Delgada, entre os dias 25 de Outubro e 11 de Novembro que se dirijam ao Centro de Colheitas “drive thru” do Centro de Saúde de Ponta Delgada no seguinte horário: 09h30 – 12h00; 13h30 – 16h00, ou se dirijam ao Centro de Colheitas “drive thru” da Lagoa (situado no Tecnoparque – atrás do Edifício Nonagon) no seguinte horário: 16h30 – 20h00, a fim de realizar a colheita para teste Covid-19.

Numa nota informativa o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel adianta que os cidadãos que se dirigirem aos Centros de Colheitas deverão informar a equipa de enfermagem que são contactos do “Café Redondo”, advertindo que nesta circunstância, os cidadãos, não devem contactar a Linha de Saúde Açores.