“Roteiro de Sabores” de Ponta Delgada apresentado hoje no Coliseu Micaelense

Coliseu-MicaelenseÉ lançado hoje o “Roteiro de Sabores” de Ponta Delgada, uma iniciativa integrada na Grande Mostra de Cultura Popular do Concelho, no Coliseu Micaelense.
A publicação é lançada às 19h30 e é organizada pela Confraria de Gastrónomos dos Açores, sob a direcção de António Cavaco.
Segundo o gastrónomo António Cavaco, o livro é um “roteiro de sabores do concelho de Ponta Delgada, com a indicação geográfica dos locais e equipamentos onde podem ser degustados os apontamentos, sem grande informação, além da necessária para que o visitante se situe na geografia do concelho”.
O livro, que resulta de uma iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada em parceria com a ARDE Associação Regional para o Desenvolvimento, apresenta “duma forma romanceada sobre a fragilidade de fronteiras concelhias, e até da própria ilha”, o que António Cavaco afirma que é a “regionalização do gosto”, já que integra na oferta gastronómica de Ponta Delgada práticas que caracterizam os sabores do concelho mas, também, da ilha, bem como da região.
Para a Confraria de Gastrónomos dos Açores, “Ponta Delgada tem uma matriz cultural gastronómica, adoptada por cruzamento e fusão, de horizontes abertos e sem constrição redutora de visão, de há séculos”.
O objectivo deste roteiro, que inclui a gastronomia na Grande Mostra da Cultura Popular de Ponta Delegada, é o de despertar o sentido da apetência e da procura, para os que viajam sem destino gastronómico, mas que dele necessitam, numa primeira instância, a de subsistência.
António Cavaco diz que este livro “serve, sobretudo para folhear, ler e despertar. Não é um livro para ver fotos. Não é um livro para procurar números de telefone, nem formas de pagamento. É um livro para interpretar, guardar e esperar com calma que surjam outros de complemento”. Pois, em seu entender e da Confraria a gastronomia deve ser valorizada não apenas do ponto de vista do produto, mas, ainda, do seu potencial de oferta turística.
À apresentação do livro segue-se uma pequena mostra de confecções com apontamentos regionais, como a Fava Rica, Iscas, Torresmos, Feijão Assado, Chicharros, Massa Sovada, Bolo Lêvedo e doces.