Produção leiteira regional aumentou 12% no 1º trimestre

 vacas2A produção leiteira açoriana aumentou 5,4 por cento no ano agrícola terminado em Março, impulsionada pela subida de 12 por cento registada no primeiro trimestre deste ano, revelou ontem o Serviço Regional de Estatística (SREA).
De Janeiro a Março, o volume de leite entregue pelos produtores nas indústrias de lacticínios das ilhas atingiu cerca de 143 milhões de litros, mais 15 milhões do que no período homólogo do ano passado.
Com um efectivo bovino que ronda os 250 mil animais, os Açores asseguram quase um terço da produção leiteira nacional, figurando o queijo e o leite em pó na lista das principais exportações da região.
Na ilha de S. Miguel, que concentra mais de metade do leite entregue para transformação, registou-se no primeiro trimestre um aumento de produção de 81 milhões para 90 milhões, verificando-se na Terceira um acréscimo de 34,8 milhões para 39,7 milhões de litros.
Nos primeiros três meses do ano, a produção regional de carne de vaca – apurada em função do volume de abates nos matadouros das ilhas – também subiu, de 2.659 para 2.755 toneladas.