Berta Cabral propõe roteiro das fajãs de S. Jorge para aproveitar potencial turístico da ilha

BERTA CABRAL BISCOITOS SJ 1A líder do PSD/Açores, Berta Cabral, anunciou a criação de um roteiro turístico das típicas fajãs da ilha de São Jorge se os sociais-democratas vencerem as eleições de Outubro para o Parlamento açoriano.
A candidata do maior partido da oposição à presidência do Executivo açoriano nas legislativa regionais alegou que a criação do roteiro das fajãs – socalcos localizados na base da cordilheira montanhosa daquela ilha do Grupo Central do arquipélago - se revela uma forma de por o seu “enorme potencial” ao serviço do desenvolvimento do sector turístico.
Em declarações aos jornalistas na Fajã dos Vimes, a dirigente social democrata precisou que o roteiro que propõe será constituído por uma “rede de casas para alojamento de turismo da natureza, associada a trilhos pedestres, com vivências ligadas às tradições, festas, artesanato e culturas naturais destes microclimas que são as fajãs de São Jorge”.
Berta Cabral classificou as fajãs de S. Jorge como “dádiva da natureza”, sublinhando tratarem-se também de espaços em que se cultivam “produtos que não se encontram em mais nenhuma parte da Europa”, como é o caso do café, na Fajã dos Vimes.
A líder do PSD/Açores considerou também que o turismo é um “sector estratégico” para do desenvolvimento de S. Jorge, garantindo as casas de alojamento de natureza que perspectiva para as fajãs terão por base a recuperação de imóveis já existentes, cuja traça será salvaguardada.