“Governo quer promover a internacionalização de projectos jovens”, diz Pilar Damião

pilar damiãoA Directora Regional da Juventude, Pilar Damião, afirmou ontem, em Ponta Delgada, o interesse do Governo Regional em associar-se a iniciativas que pretendam promover a internacionalização de projectos açorianos.
Segundo nota de imprensa emitida pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GaCS), este interesse, segundo Pilar Damião, prende-se com “um dos objectivos estratégicos do Governo dos Açores e da Direcção Regional da Juventude”, que tem a ver com “a captação de fundos comunitários e a criação de redes entre associações, entre projectos, metodologias e conhecimentos”.
Pilar Damião, que falava na conferência de imprensa da YEP Açores, adiantou que, “além de promover uma maior proximidade e reciprocidade entre as associações açorianas e europeias, estas iniciativas tanto contribuem para uma troca privilegiada de experiências interculturais, como instigam um maior sentido de cidadania europeia”.
A YEP Açores–Youth for European Progress, especializada em consultadoria de financiamento europeu, viu aprovado em Fevereiro um projecto, que decorrerá na ilha Terceira, da responsabilidade da Associação Cultural Burra de Milho.
O projecto, subordinado ao tema ‘As Indústrias Culturais Criativas’, visa explorar o potencial destas indústrias, enquanto promotoras de trabalho, criatividade e iniciativa dos mais jovens.
A Direcção Regional da Juventude, de acordo com  Pilar Damião, tem procurado promover a exploração deste tipo de projectos, partilhando o mesmo objectivo da YEP AÇORES no esforço de internacionalização de projectos promovidos por jovens e para jovens.
A YEP AÇORES, criada em Dezembro de 2012, apresentou já candidaturas a projectos de 11 entidades açorianas, sendo a Associação Burra de Milho a primeira entidade beneficiária.