Taxa de ocupação atinge os 46% em Junho, com aumento das dormidas

urna de votoOs Açores apresentam nestas eleições autárquicas um total de 225.612 eleitores o que apresenta a particularidade de ser um total muito superior ao da população com mais de 18 anos a residir no arquipélago, de acordo com o Censos de 2011. Evidentemente que a população poderia ter crescido nesta proporção sem ninguém soubesse, mas o mais provável é que a limpeza dos cadernos eleitorais deve ter sido atrasada.
Trata-se dos tais “eleitores fantasma”, que este ano atingem os 17,4%. O mais provável é que não votem, mas podem!  Segundo uma reportagem do jornal SOL, Jorge Miguéis, director-geral da Administração Interna, entidade responsável pelas “limpezas”, refere que esse exagero diz respeito sobretudo a emigrantes que continuam recenseados em Portugal. “Estão recenseados os cidadãos que indicam como residência uma freguesia do território nacional, embora possam não viver cá 11 meses por ano”.
Por outro lado, admite que “haverá ainda um número relativamente curto de pessoas que já faleceram e que ainda não foram abatidos por insuficiência das fontes de informação”. Segundo Jorge Miguéis, “todos os países civilizados têm aquilo a que se chama abstenção-técnica – e que se pode traduzir também pelos eleitores-fantasma –, uma vez que não há sistemas informáticos perfeitos, e que ronda os 7 a 8% do total de eleitores”.
“Com a automatização do números de eleitores, em 2008, foi possível à administração eleitoral corrigir os dados e aproximar o número real de eleitores do número de residentes. Se isso não tivesse sido feito, o número de recenseados poderia já estar acima dos 11 milhões”, assegura o director-geral.
Nos Açores, o pior concelho a este nível é o da Povoação, que tem 6.327 eleitores e uma população de 4.936 habitantes com mais de 18 anos (ou seja, 28% de eleitores fantasma. Segue-se Santa Cruz da Graciosa com 24,7%, o Nordeste com 24,7% e Vila Franca com 22,5%. Ponta Delgada tem 19,4% de eleitores fantasma. O único concelho em que há menos eleitores do que população é o do corvo, com 98,6%.
ESTRANGEIROS
Estas eleições têm apenas 34 eleitores estrangeiros nos Açores, e 141 nacionais da União Europeia. Os Açores têm 0,23% dos eleitores estrangeiros e 1,19% dos eleitores da UE.