Faleceu o Dr. José António Rodrigues Melo

José António MeloJosé António Melo é uma figura de referência nos primórdios da Autonomia dos Açores. Foi o primeiro presidente da Câmara Municipal do Nordeste, eleito nas primeiras eleições autárquicas, em 1976, logo após a aprovação da nova Constituição. Não terminou o mandato de presidente, por ter optado por seguir a sua carreira e estudos na Universidade dos Açores, e cedeu a presidência da Câmara ao Professor Eduardo de Medeiros, que viria a ser eleito, em 1980, para a mesma Câmara. Na Universidade dos Açores licenciou-se em Gestão e Organização de Empresas. Foi presidente da Comissão Administrativa dos Serviços Médico-Sociais e um dos grandes obreiros do sistema de segurança social que vigora nos Açores.
Era possuidor de uma sede contínua de saber que o levou a estudar sempre, para melhor poder agir e estar presente, em várias áreas onde era chamado a dar o seu contributo, nomeadamente na Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada.
Pelo Nordeste, de onde era natural, da Lomba da Fazenda, nutria uma paixão profunda que era visível na mais simples conversa que com ele se pudesse ter. Marcado profundamente há anos pela perda de um filho, José António Rodrigues Melo tinha uma sensibilidade especial para com os dramas da vida e a sua personalidade é sempre marcada pela atenção que dava ao sofrimento alheio.
De fino trato, vasta cultura e profundo conhecimento do meio onde vivia, afirmou-se na Região e junto da diáspora açoriana como defensor dos princípios em que acreditava e que partilhava com os seus muitos amigos e com a família.
José António Rodrigues Melo faleceu ontem no Hospital do Divino Espírito Santo aos  67 anos de idade, acometido que foi por doença que não perdoa. Era casado com a D. Isaura Maria Raposo Bettencourt Melo e pai da Dr.ª Ana Cristina Bettencourt Melo, casada com Dr. Ricardo Borges. Era ainda irmão da Dra. Maria da Conceição Melo Marques.
A missa de corpo presente realiza-se hoje às 9 horas na Capela da São Joaquim, seguindo para o Crematório de São Joaquim.