Rede Hidrometeorológica dos Açores vence “Green Project Awards”

Green Project AwardsO projecto da Rede Hidrometeorológica dos Açores venceu a sexta edição do prémio “Green Project Awards Portugal”, na categoria Information Technology, foi ontem anunciado numa cerimónia na Fundação Champalimaud, em Lisboa.
Segundo nota de imprensa emitida pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GaCS), este projecto do Governo Regional, gerido pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direcção Regional do Ambiente, cujo desenvolvimento envolveu a Global EDA, conquistou este galardão nacional que visa mobilizar a sociedade para o desenvolvimento sustentável.
Pelo sexto ano consecutivo, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Quercus e a GCI, entidades organizadoras do Green Project Awards Portugal, reconhecem os projectos que se destacaram ao longo do ano, no que diz respeito às melhores práticas em prol do desenvolvimento sustentável.
A Rede Hidrometeorológica dos Açores é constituída por estações de medição da precipitação e dos caudais das lagoas e ribeiras, cuja informação serve, por exemplo, para os alertas de movimentos de vertentes divulgados pelo CIVISA.
Esta rede inclui estações meteorológicas, que permitem obter dados sobre a intensidade e direcção do vento, evaporação, humidade, precipitação, temperatura, nível e temperatura da água da tina, estações udométricas, que registam o valor de precipitação, intensidade e direcção do vento, e estações hidrométricas, instaladas em cursos de água de regime permanente e lagoas, que permitem obter dados sobre as alturas do nível de água, a partir das quais se afere o caudal.