Lagoa assinala Dia Mundial da Diabetes

lagoaO dia mundial da diabetes, que se comemora no próximo dia 14 de Novembro, vai ser assinalado no concelho da Lagoa com a realização de um rastreio de Diabetes. A iniciativa terá lugar na Praça de Nossa Senhora do Rosário, entre as 13h30 e as 17h30, na quinta-feira, organizada pelo Aquafit – Health & Fitness Club, Habicuidados e o Lar de Idosos de Santos António.
O propósito do rastreio surge, segundo um comunicado, para avaliar o risco para o desenvolvimento da Diabetes Mellitus tipo 2, utilizando-se, para tal, uma escala fornecida pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia. Aos participantes será dada a possibilidade de conhecerem os seus Índices de Glicémia, Peso, Altura, Índice de Massa Corporal, Tensão Arterial e Perímetro Abdominal.
Para os primeiros inscritos será dada ainda a possibilidade de realizarem rastreio gratuito de Colesterol. Todos os dados serão analisados por especialistas em saúde e exercício físico que, consoante os resultados, irão aconselhar as melhores medidas para a prevenção da Diabetes.
A diabetes é cada vez mais frequente na população açoriana e em faixas da população mais jovem e associada a esta doença está, muitas vezes, o desconhecimento das pessoas. Calcula-se que 30% dos diabéticos sejam casos não-diagnosticados. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Diabetologia, existem hoje no mundo cerca de 140 milhões de diabéticos diagnosticados e estima-se que, nas próximas duas décadas, esse número duplique.
Nos Açores, dados de 2012, apontam que 14,2% da população regional é diabética, 6% da qual sem conhecimento de causa.
De realçar que, a Diabetes é uma das principais causas, senão principal, de doença cardiovascular, além das graves complicações micro vasculares que provoca, podendo conduzir à cegueira e à insuficiência renal.

Mais Lidas nos últimos 3 dias