Prova de avaliação dos professores vai realizar-se em todas as ilhas dos Açores

professoraA prova de avaliação dos professores vai realizar-se em todas as nove ilhas dos Açores, depois de inicialmente só estar prevista para três cidades (Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta).
Segundo a agência Lusa, o Ministério da Educação e Ciência publicou uma alteração do aviso de inscrição para a Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidade dos professores, alargando o prazo de inscrição e o número de localidades em que poderá ser realizada.
A realização da prova em apenas três ilhas dos Açores tinha desencadeado protestos de sindicatos e docentes, que alertaram para os gastos que os professores teriam de fazer dadas as características específicas do arquipélago.
Também o Governo Regional dos Açores tinha manifestado estas preocupações e, numa nota sexta-feira divulgada, “congratula-se com a decisão” do executivo da República.
“Esta decisão, que vem ao encontro das preocupações manifestadas oportunamente pela Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura junto do Ministério de Educação, permite o acesso adequado, dada a realidade arquipelágica açoriana, de todos os professores interessados em realizar a prova para acesso aos concursos de pessoal docente nacionais”, lê-se no comunicado.
O Governo Regional lembra ainda que a prova não é exigida para os concursos de colocação da região autónoma, só para os nacionais.