Redução de empregos na Educação faz cair número de funcionários públicos em 1,8%

Funcionários públicosO número de funcionários públicos nos Açores atingiu no 3º trimestre uma redução de 1,8% desde o início do ano, o que inverte a tendência dos dois últimos trimestres e parece garantir o cumprimento da redução de 2% contemplada no memorando da Troika. Apesar de tudo, foi uma redução bastante inferior à nacional, que se cifrou nos 4,4%, em grande parte devido à redução de 5,4% na administração central. A Madeira caiu 2,2% e a administração local 1,5%. No final de Setembro, de acordo com Síntese Estatística do Emprego Público, a administração pública regional dos Açores tinha 14.577 funcionários públicos, o que representa 2,6% do total nacional (incluindo a administração local), enquanto que a Madeira tem 2,99%.
A redução foi de 260 funcionários, e foi praticamente toda preenchida com a redução de funcionários da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, que perdeu 254 empregos. Trata-se de uma redução sem precedentes e realizada sobretudo no 3º trimestre, que coincide com a a abertura de mais um ano lectivo. Entre Junho e Setembro, aquela Secretaria perdeu 293 funcionários.
A  Secretaria Regional do Turismo e Transportes  também registou uma redução de 3,7%, com menos 44 trabalhadores, e a Secretaria Regional da Solidariedade Social registou -1,9%, com menos 15 funcionários.
Estes dados não significam que não houve contratações. Na realidade, a administração regional dos Açores registou 1712 entradas, das quais 801 em mobilidade e “outras situações” e 911 em novas entradas. As novas entradas representaram 4% do total nacional. Em relação às saídas, houve um total de 1972 saídas, das quais apenas 947 saídas definitivas.   
Apenas 17% das saídas definitivas se deveram a reforma e aposentação.
A estrutura do funcionalismo público açoriano contempla neste momento 617 cargos de “comissão de serviço, cargo político ou mandato”, que representam 4,2% do total de funcionários, o que é o maior peso em todas as administrações.