Concurso de Doces sábado na Ribeira Grande

Tem lugar no próximo sábado,, no Teatro Ribeiragrandense, a sexta edição do Concurso de Doces Festivos, uma iniciativa da Câmara Municipal da Ribeira Grande e que conta com o apoio do Centro Regional de Apoio ao Artesanato. Esta iniciativa tem tido como principais objectivos a divulgação e promoção da Gastronomia Tradicional, bem como incentivar o aparecimento de novas especialidades e iguarias confecionadas em São Miguel.

Este ano, o Concurso de Doces terá como um dos pontos altos, a realização de um workshop, intitulado "Doces com Arte", a ser ministrado por Mónica Silva, da Cake- Designer. Mónica Silva é uma jovem empresária que abriu, em 2010, o seu próprio negócio – Atelier de Confecção e Decoração de Bolos – Ponto de Açúcar.

Tem participado em várias formações, através da Escola de Decoração de Bolos – Istofaz-se, em Lisboa (PME – Arts & Crafts (Scholl of Cake Decorating & Confectionery Arts), nomeadamente, Curso de Decoração de Bolos – "Sugar Flowers module" e "Sugarpaste Module" em 2010 e "Royal Icing & Chiping Module" e "Master Certificate" em 2011. Participou também no 9º evento de Decoração de Bolos –"Alan Dunn", em 2011.

Com este workshop, as pessoas têm a oportunidade de aprender técnicas e pequenos segredos para decorarem os seus próprios bolos em casa. Mónica Silva também irá confeccionar um semifrio crocante de noz com fios de ovos, demonstrando como se pode fazer uma sobremesa fácil, mas com requinte.

A avaliação dos doces a concurso decorre entre as 13h00 e as 15h00, seguindo-se a venda ao público, cuja receita reverte para a Liga Contra o Cancro da Mama.

As inscrições decorrem até dia 26, podendo concorrer todas as pessoas em nome individual ou em grupo, numa ou mais das modalidades, sendo limitada esta participação a um doce por categoria. O concurso abrange doces miúdos, colher e fatia e fritos, em modalidade de Doces Conventuais, regionais e Outros e ainda as compotas.