Açores são a única região do país sem um lugar no Top 25 do “City Brand Ranking”

ponta delgada1A Região Autónoma dos Açores é a única região de Portugal que não possui um Município no Top 25, do ranking realizado pela “Bloom Consulting”, intitulado “City Brand Ranking - Municípios”, que ontem foi divulgado.
A Bloom Consulting é uma consultora internacional, sediada em Madrid e com escritórios em Lisboa, São Paulo e Los Angeles. Para este estudo foi avaliada a performance dos 308 Municípios portugueses ao longo do ano de 2013. Os dados económicos, turísticos e relativos à qualidade de vida, bem como as pesquisas feitas online sobre estas temáticas e ainda a presença de cada Município na esfera digital foram as variáveis tidas em consideração, na análise da Bloom Consulting.
Em relação aos Açores, Ponta Delgada encontra-se em primeiro lugar, embora em 42º lugar (de 308 municípios). Segue-se Angra do Heroísmo, em 86º, Horta, em 94ª, e Praia da Vitória, em 143º. A Lagoa e Vila do Porto ultrapassam a Ribeira Grande. Os Açores estão também presentes nos últimos lugares, com a Calheta em 302º, e as Lajes das Flores em 300º.
Ponta Delgada, que o estudo considera como sendo “a capital administrativa do arquipélago dos Açores”, obteve os melhores resultados em Visitar (Turismo) e Negócios (Investimento). Angra do Heroísmo e Horta estão praticamente na mesma posição do ranking, enquanto que a cidade da Horta obteve melhores resultados em Visitar (Turismo), Angra do Heroísmo esteve melhor na categoria de Negócios (Investimento) e Viver (Talento).
O estudo destaca que “o Município das Lajes do Pico obteve muito bons resultados em Negócios (Investimento) a nível regional acabando por ser penalizado pela sua má prestação em Visitar (Turismo) e Viver (Talento). Por outro lado, a Lagoa terminou em 5º lugar a nível regional, mas na vertente de Negócios (Investimento) ficou-se somente pelo 14º lugar tendo em conta o fraco clima de negócios”.
Por fim, a maioria dos Municípios da Região Autónoma dos Açores obtiveram maus resultados tanto ao nível de “Web Analytics” bem como ao nível de “Social Media”, à excepção do Município da Ribeira Grande, cujos resultados em “Social Media” se demonstraram “surpreendentemente positivos”.