Luta contra o cancro está a ganhar força nos Açores

cancro-lacoNão foi a primeira vez que Paula Margarida Tavares fez furor na internet, especialmente depois de ter decidido dar a cara pela enorme problemática do cancro nos Açores – nomeadamente contra as grandes lacunas que existem no apoio aos doentes. Paula Margarida, que durante alguns meses colaborou com o Diário dos Açores com magníficos textos de opinião, é ela própria neste momento uma paciente daquela doença.
No passado fim de semana, face ao falecimento de duas jovens colhidas na flor da idade, escreveu, com o sentimento que lhe é característico:
“Com a alma destroçada e o coração partido... hoje, 11 de janeiro de 2015, partiram duas grandes Senhoras, companheiras de jornada, duas grandes guerreiras a Nana Tavares e a Raquel Apresentação.
Em memória de ambas, e pelos imensos açorianos e açorianas, cada vez mais jovens, que padecem de doença oncológica, peço a todos os que assumem responsabilidades políticas nesta região que analisem o aumento brutal dos casos de doença oncológica numa faixa etária cada vez mais jovem.
Peço que o nosso Governo olhe por nós, açorianos e açorianas, lançando um estudo sobre as causas do aumento de casos de doença oncológica nestas ilhas.
Peço que seja incentivada a partilha internacional de saberes.
Peço a todos os responsáveis pelo Sistema Regional de Saúde que abram protocolos de investigação com centros internacionais e que não enclausurem os açorianos nesta terra e que, vida por vida, dêem a todos os que necessitam de novos tratamentos ou terapias inovadoras a possibilidade de cura, mesmo que tenham de percorrer o mundo.
Analisem o aumento de casos de doença oncológica nos Açores, assumam responsabilidades e façam um investimento mais que precioso: invistam na vida do vosso povo!
Vida por vida...” (ligação)

Foi como um vulcão: no espaço de 2 dias o post foi partilhado mais de 500 vezes – e isso, ainda mais que os próprios “gostos”, diz muito da solidariedade que se está a espalhar.
Ontem uma nova iniciativa foi lançada: uma “Manifestação em Honra da Nana e Raquel – Luta Pelos Direitos dos Açorianos”. O evento é descrito assim:
“Em honra de grandes duas lutadoras que partiram.... Vestidos completamente de preto vamos em luta! Lutar pelos Direitos de saúde dos Açorianos! Por vocês Nana, Raquel....Por ti, Paula!!!! Por todos os que sofrem desta doença! Pelo nosso futuro!”
O encontro está marcado para 5ª feira às 17h30 no Largo da Matriz.
Os Açores apresentam valores superiores à média nacional em diversos cancros.
De acordo com um trabalho de investigação realizado pelo Diário dos Açores em 2013, com base nos dados do  Centro de Oncologia dos Açores relativos ao ano de 2006, são apresentados diversos cancros, por género, em que os Açores apresentam maior incidência que no país, sem que se compreenda ao certo a que se pode dever esse facto.

 Link do Evento

Em desenvolvimento: Manifestação

quadrocancros