Ricardo Moura é Campeão Nacional de Ralis

RicardoMouraO piloto micaelense Ricardo Moura é o novo campeão nacional de ralis em absoluto.Ricardo Moura conquistou o título inédito para os Açores, ao vencer no passado fim de semana o Campeonato de Portugal de Ralis em absoluto.
O açoriano Ricardo Moura ao volante do Mitsubishi Lancer Evo IX  finalizou em segundo lugar no Rali de Mortágua, com o tempo total de 1h02m37s3.
Com este segundo lugar, Ricardo Moura passou a somar 128 pontos, enquanto que o piloto Vítor Lopes, 2º na geral, contabilizou um total de 96 pontos.
A conquista alcançada este fim de semana por Ricardo Moura é histórica uma vez que pela primeira primeira vez um piloto dos Açores conquistou o campeonato de Portugal de Ralis em absoluto.
De acordo com a “Autosport” Vítor Lopes venceu a penúltima prova do campeonato nacional mas não evitou a conquista do título nacional por parte de Ricardo Moura. Ao piloto do Mitsubishi Lancer Evo IX bastava terminar nos quatro primeiros, tendo o micaelense fechado o rali em 2º, a 30s8 do primeiro lugar.
Recorde-se que  após a conquista dos títulos açorianos e o de produção, Ricardo Moura marcou em Mortágua o nome Açores no “livro de ouro” do Campeonato de Portugal de Ralis. O segundo lugar alcançado por Ricardo Moura chegou e sobrou ao jovem piloto micaelense que ao longo dos anos já detém nos seus palmarés os títulos de Campeão dos Açores de Ralis de 2 Rodas Motrizes 2001, 2003, Campeão de Portugal de Ralis de Produção 2010, Tetra Campeão dos Açores de Ralis 2008, 2009, 2010, 2011.
De acordo com a “ViseuMais” Ricardo Moura e António Costa levaram o Mitsubishi Lancer Evo IX ao segundo lugar no Rali de Mortágua, resultado mais do que suficiente para que o piloto, quatro vezes campeão dos Açores, pudesse festejar o título.
“É fantástico ter chegado ao título absoluto. Ser Campeão de Portugal de Ralis é uma enorme alegria, ainda mais quando é a primeira vez que um piloto açoriano alcança este objectivo. Sinto-me igualmente feliz por ter conseguido dar à ARC Sport o seu primeiro título absoluto. Foi uma equipa que ao longo de todo o campeonato demonstrou sempre um elevado grau de profissionalismo e uma dedicação extrema. Como açoriano estou bastante orgulhoso por ser Campeão Nacional, tendo a convicção de ter conseguido um excelente retorno para a região ao longo deste ano”, afirmou Ricardo Moura ao festejar o resultado alcançado.
Em relação à prova, Ricardo Moura não podia arriscar uma luta pela vitória, apesar de ter terminado o primeiro dia na liderança: “O nosso objectivo era o campeonato e por isso tentei gerir o nosso andamento no segundo dia, não arriscando nada, principalmente no troço maior, pois poderia deitar tudo a perder”, concluiu o piloto.

Carlos César “feliz” pela
conquista de Ricardo Moura

Carlos César manifestou “a sua grande satisfação e justificado orgulho, enquanto açoriano e Presidente do Governo Regional”, pela conquista de mais um título de campeão nacional alcançada por um açoriano.
Em mensagem que fez chegar ao automobilista Ricardo Moura – momentos após a conclusão, ao princípio da tarde de domingo, do Rali de Mortágua, no qual o jovem piloto alcançou o segundo lugar e, assim, somou os pontos necessários à conquista do Campeonato Nacional de Ralis – Carlos César sublinhou que “este título pontua uma carreira de grande brilhantismo, que certamente irá registar outros triunfos ao mais elevado nível, e reforça o já assinalável prestígio do desporto açoriano.”
Num ano de extraordinários feitos de atletas e equipas dos Açores em diversas modalidades, o título de Ricardo Moura – o primeiro alcançado por um automobilista da região – “vem estimular ainda mais os desportistas açorianos na procura da excelência, o que o Governo Regional continuará a apoiar no limite das suas competências e possibilidades”, disse ainda Carlos César.

*Fotos retiradas da Pagina Oficial de Ricardo Moura no Facebook