Ministra responde ao apelo de Jorge Rita e garante que vai apoiar agricultores dos Açores

vacas2A Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, esteve ontem de visita à Associação Agrícola de S. Miguel, tendo almoçado com cerca de 300 agricultores.
Jorge Rita, Presidente da Associação, fez um apelo à governante para que seja revista a situação de muitos agricultores, que passaram a descontar para a Segurança Social 28%, quando antes eram apenas 8% de toda a receita bruta.
“Todos temos um discurso favorável para com os jovens agricultores, eu, a Sra. Ministra, o Governo Regional, mas quando se verifiquem estes aumentos, os jovens ficam desmotivados no sector”, afirmou Jorge Rita.
A Ministra da Agricultura respondeu, dizendo que “tudo farei para que a vossa vida seja mais facilitada; nesta questão da Segurança Social, levarei os vossos alertas para o meu colega do sector. Quanto aos seguros agrícolas, que já estão em vigor no continente, estou disponível para ajudar à Região e ajudaremos a abrir mercados e a render os vossos produtos”.
Ananás dos Açores no Parlamento Europeu

O deputado do PCP, Miguel Viegas, apresentou no Parlamento Europeu uma pergunta, solicitando resposta por escrito da Comissão Europeia, relativa ao ananás dos Açores.
“Tendo em conta a dupla insularidade que caracteriza esta região e que encarece de forma significativa os custos de produção, a produção de ananás carece de apoios por forma a resistir à concorrência do abacaxi, fruto de inferior qualidade importado sobretudo da América do Sul a preços muito inferiores”, diz o deputado.
“Pergunto à Comissão Europeia se está disponível para actualizar os apoios à produção de ananás.
Pergunto igualmente quais os apoios à produção de abacaxi em outras Regiões Ultraperiféricas, designadamente nos territórios ultramarinos franceses”, interroga o parlamentar europeu.