Santa Casa da Misericórdia de Santo António compra o terreno para futura Aldeia Social

Na próxima sexta-feira, 14 de Outubro, terá lugar a assinatura da escritura de compra de um terreno por parte da Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa à Diocese de Angra e com o objectivo que nele se venha a implementar o projecto da Aldeia Social. A assinatura desta escritura será outourgada pelo Provedor da Misericordia, Sr. João Manuel Moniz de Sousa e pelo Iconomo, Padre Adriano Manuel Torres Borges, e terá lugar pelas 11h00, na Sede Honorifica desta instituição, sita ao Convento dos Franciscanos, na freguesia de Santa Cruz e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, para além dos membros da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Santo António e dos Presidentes da Assembleia Geral e Conselho Fiscal.
Trata-se de um terreno localizado na freguesia de Santa Cruz e que se destina à construção e implementação da futura Aldeia Social, que se assume como um projecto de grande importância para o Concelho de Lagoa pela agregação de diversas infra-estruturas que darão respostas ao nível social e sobretudo visando colmatar serviços que o Concelho de Lagoa não dispõe até à data.
Neste momento, na casa que o referido terreno alberga, já está a funcionar desde Setembro do corrente ano o Banco Alimentar no Concelho de Lagoa, mas nos cerca de 22 000 m2 de área disponível, a intenção é que neles se venham a implementar, de imediato, uma horta comunitária e posteriormente um CAO (Centro de Actividades Ocupacionais), uma Unidade de Cuidados Geriatricos e uma creche. O primeiro  equipamento, há muito aguardado, trata-se de uma resposta de grande necessidade para o Concelho de Lagoa, pois é o único que não possui uma valência dessa natureza. Existe cerca de uma centena de famílias a aguardar por vaga nos equipamentos dessa natureza existentes na Ilha, mas sem capacidade para responder a todas as situações.

Lar de Idosos da Lagoa com inovador sistema de monitorização informático
A Santa Casa da Misericórdia de Santo António também é destaque pela aquisição de um inovador sistema de monitorização informático para o seu Lar de Idosos que permitirá saber, em tempo real, toda a informação referente aos cuidados prestados aos residentes, as tarefas realizadas pelos funcionários da valência e demais rotinas desenvolvidas neste Lar de Idosos.
Este equipamento permitirá uma maior celeridade nos procedimentos adoptados, representando uma real poupança em termos de tempo e de papel e possibilitando que a qualquer momento se possa ter conhecimento de um determinado dado.
Foi também desenvolvido um programa de segurança que também se revela de grande utilidade para os Residentes, pois permitirá alertar com antecipação possíveis incidentes com os idosos, por via de um dispositivo que detecta se o utente ultrapassar um determinado perímetro de segurança no Lar.