Campanha que aborda a “língua” açoriana é patrocinada pelo Governo Regional...

campanha-mme-de-veras2“Mêm de veras” e “Eles dân carre à gente” são duas das frases publicitárias que estão a ser utilizadas em cartazes de grande formato em Lisboa pelo operador turístico Soltropico. E que parecem não estar a agradar a muitos açorianos.
A frase comum às duas expressões, e que serve de fio condutor à promoção daquela agência, é “Por este preço, comece já a praticar o seu açoriano”. O que, diga-se de passagem, não é propriamente aconselhável fazer quando os turistas chegarem aos Açores, pela possibilidade da sua “fluência” ser facilmente entendida como “escárnio” da idiossincrasia açoriana.
Não é, de resto, uma questão de idade, uma vez que a campanha da Soltropico está a ser divulgada, e fortemente criticada, na internet.
Curiosamente, são os próprios açorianos que estão a pagar por esta campanha. De acordo com uma decisão da Secretaria da Economia, foi atribuída em Agosto uma verba de 60 mil euros àquela empresa para ser utilizada em publicidade até ao final do ano.
O contrato refere “a promoção do destino turístico “Açores” no mercado nacional, através do desenvolvimento de um Plano de Marketing e Comunicação que inclui exibição de outdoors na Zona da Grande Lisboa e na Zona do Grande Porto; emissão de spots de Rádio; exibição de anúncios na Rede Nacional de Multibanco; exibição de banners em sites da Internet especializados em turismo; e inserção de anúncios na imprensa especializada e genérica”.
Même de veras? Même!!! E até dân carre... O pió, même, é quêles podim nã tá a gostá...