PSD quer saber se Certificação da Base das Lajes avança ou não

António Ventura no parlamentoO Ministro da Defesa no âmbito das audições do Orçamento de Estado para 2016, afirmou, em resposta a uma questão do deputado António Ventura, que o processo de certificação da Base das Lajes para a utilização permanente da aviação civil iria demorar dois anos.

 António Ventura recorda que “posteriormente a esta afirmação só foi assinado um protocolo para a certificação entre o Governo Regional dos Açores e o Governo da República a 27 de Julho de 2016”.

O deputado diz que “recentemente, nas audições para o OE de 2018, o mesmo Ministro disse que não era nada consigo, mas que estava a colaborar, o que é de estranhar a súbita perda da paternidade”.

 O parlamentar refere que “têm sido várias as vozes que lhe tem dito que o processo está intencionalmente a demorar e, até poderá nunca vir a ser concluído porque os militares Norte-Americanos não querem”.

 O deputado quer assim saber “qual o ponto de situação deste processo de certificação da Base das Lajes para utilização permanente da aviação civil, pelo que insta o Governo a pronunciar-se publicamente e antes da reunião da Bilateral Portugal – Estados Unidos da América agendada para a próxima semana”.

António Ventura acusa o Governo de “estar sempre a anunciar sem concretizar e, mais grave, agora, quer controlar tudo, o caso do impedimento da obtenção de dados aquando da visita dos Deputados do PSD à esquadra da PSP na ilha Graciosa é sintomático desta vontade profunda de controlar a sociedade”.