Acessos a explorações agrícolas em Santa Maria melhorados

caminho rural sta mariaA Directora Regional dos Recursos Florestais afirmou ontem, em Vila do Porto, que a obra a realizar este ano no caminho rural do Fundo, em Santa Maria, num investimento de 450 mil euros, vai contribuir para melhorar as acessibilidades às explorações agrícolas e o rendimento dos agricultores.

“O projecto de empreitada do caminho rural do Fundo, com uma extensão de um quilómetro, vai beneficiar a acessibilidade a cerca de oito explorações, numa área com 30 hectares de pastagem”, afirmou Anabela Isidoro, que falava na apresentação do projecto.

A obra, além da pavimentação em betão betuminoso, prevê a correcção e melhoramento da rede de drenagens, dotando o caminho de um sistema mais eficaz de escoamento de água da chuva.

A Directora Regional salientou que este caminho, que representa uma alternativa periférica à circulação no centro de Vila do Porto, apresenta actualmente alguns problemas, sobretudo após a ocorrência de chuvas, que vão ficar resolvidos com esta intervenção.

Anabela Isidoro referiu que a obra se insere na política de reforço das infra-estruturas de apoio à actividade agro-pecuária promovida pelo Governo dos Açores tendo em vista “contribuir para a competitividade da produção regional, através da redução de custos de exploração, melhoria das condições de trabalho e da segurança dos agricultores”.

A rede de caminhos rurais na ilha de Santa Maria tem uma extensão total de cerca de 82 quilómetros.