Aprovada atribuição de 475 mil euros a agricultores açorianos

agriculturaa1O Governo Regional aprovou o pagamento de 381 candidaturas, as primeiras relativas à segunda fase do SAFIAGRI III, num montante de apoio público que ascende a 475 mil euros, segundo portarias publicadas em Jornal Oficial.

Segundo adianta o executivo, em nota, as 381 candidaturas correspondem a um investimento nas explorações por parte dos agricultores de 43,3 milhões de euros, obtidos através de empréstimo bancário.

O SAFIAGRI III, criado em Março de 2016, é um apoio destinado a compensar os agricultores, através da comparticipação de 30% dos juros e do imposto de selo nos encargos bancários dos empréstimos aplicados em investimentos nas explorações agrícolas.

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direcção Regional da Agricultura, recebeu 769 candidaturas relativas à segunda fase do SAFIAGRI III, das quais cerca de 50% já estão aprovadas, relativas a empréstimos na ordem dos 120 milhões de euros de investimentos realizados nas explorações agrícolas.

Do total de candidaduras recebidas, cerca de 63% são da ilha de São Miguel, com investimentos dos agricultores da ordem dos 90 milhões de euros, enquanto a ilha Terceira representa 18% das candidaturas, com investimentos de cerca de 20 milhões de euros.

As ilhas do Faial e do Pico representam cerca de 6% cada uma, São Jorge 4% e Graciosa 2%.

Da ilha das Flores surgiu apenas uma candidatura, enquanto os agricultores do Corvo e de Santa Maria não apresentaram qualquer candidatura.