Governo questiona agricultores sobre conhecimentos no combate a roedores

vacas pastosA Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direcção Regional da Agricultura, começou ontem a enviar um questionário a agricultores da ilha de São Miguel para aferir o conhecimento que têm sobre a legislação em matéria de roedores e métodos de controlo utilizados nas explorações.  O questionário, com 10 perguntas curtas e muito directas, está a ser enviado pelo correio directamente para 75 agricultores com mais de 100 vacas leiteiras, abrangendo todos os concelhos da ilha de São Miguel.

 Depois de preenchido, os agricultores, de forma gratuita, devem reenviar até 15 de Março o documento para a Direcção Regional da Agricultura, utilizando para o efeito o envelope disponibilizado.

A resposta ao questionário é muito importante para o conhecimento efectivo da realidade e para o desenvolvimento de estratégias públicas adequadas para um controlo mais efectivo à praga de roedores.

 O universo de agricultores abrangidos teve em conta a grande probabilidade de terem instalações fixas nas suas explorações agrícolas e, consequentemente, alimentos armazenados e estarem, por isso, sujeitos, de acordo com a legislação em vigor, à obrigatoriedade de implementação de um plano de controlo de roedores. Entre outras perguntas, o questionário pretende aferir se os agricultores costumam detectar a presença de roedores nas explorações, que tipo de prejuízos têm tido associados a esta praga e como a combatem.