Ponta Delgada leva especialistas de várias áreas à BTL para promover concelho

ponta delgada floresO concelho de Ponta Delgada vai apresentar-se na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2018, de 28 de Fevereiro a 4 de Março, no Stand da AMISM – Associação de Municípios da Ilha de São Miguel, com oito oradores convidados, especialistas em diferentes áreas.

A 1 de Março, pelas 15h00, no Pavilhão 2 da BTL, José Manuel Bolieiro, Presidente da Câmara Municipal do maior concelho dos Açores, bem como da AMISM, irá dar as boas-vindas e apresentar o Stand, que acolhe as várias câmaras municipais de São Miguel. 

Segundo avançou o município, a participação de Ponta Delgada pretende dar a conhecer a operadores turísticos e aos visitantes em geral a realidade do concelho aos níveis do turismo, natureza, vulcanologia, história, cultura, o património paisagístico, o termal e o marítimo.

Neste sentido, os oradores, convidados pela Câmara Municipal, vão apresentar Ponta Delgada segundo a sua perspectiva, de acordo com as suas experiências científico-profissionais.

É com esta atitude que Cátia Chaves, directora comercial da empresa de Animação turística “Picos de Aventura”, apresenta a 28 de Fevereiro, pelas 14h00, a palestra denominada “Picos de Aventura”, onde irá indicar as atividades promovidas e os projectos futuros desta empresa sediada em Ponta Delgada.

Já às 15h00, do mesmo dia, Isabel Albergaria, professora auxiliar da Universidade dos Açores, no Departamento de História, Filosofia e Artes – FCSH e responsável por diversas unidades curriculares no âmbito da história da arte e do património cultural, irá apresentar “as paisagens e os jardins históricos de Ponta Delgada como recurso para o turismo cultural”.

A encerrar o dia 28 de Fevereiro, pelas 16h00, e a dar início às apresentações do dia 1 de Março, pelas 12h00, estará Gerbrand Michielsen, guia e fundador da empresa especializada em observação de aves nos Açores, “Gerbybirding”, com “uma viagem pela vida selvagem no concelho de Ponta Delgada”.

No dia 2 de Fevereiro, pelas 13h00, o Historiador José de Almeida Mello, promete prender a atenção de todos os presentes com a palestra “Olhares sobre a Cidade: Segredos, Legados e História”.

Neste mesmo dia, pelas 16h00, Nuno Pereira, do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, também vai partilhar um pouco do seu conhecimento, falando sobre as “Maravilhas Geológicas: Caldeiras das Sete Cidades, Serra Devassa, Complexo Vulcânico dos Picos”.

Já para falar de “Cetáceos, uma relação secular”, pelas 18h00, do dia 2 de Março e pelas 13h00, no dia 3 de Março, estará no Stand da AMISM, Rui Rodrigues, sócio e diretor da empresa “Futurismo”. Rui Rodrigues teve desde sempre uma vida ligada ao mar e é conhecido por participar em várias iniciativas ligadas à proteção dos cetáceos e a regulação da sua observação. 

A encerrar o dia 2 de Março, está a apresentação de Hélder Fialho, vogal do conselho de administração da maior casa de espetáculos dos Açores, intitulada de “Coliseu Micaelense – A História de um Século”.

As apresentações dos convidados da Câmara Municipal de Ponta Delgada para a BTL 2018, terminam com as intervenções de Délia Cordeiro, directora executiva da empresa Termas da Ferraria, a 3 de Março, pelas 16h00 e a 4 de Março, pelas 15h00. Durante estes dias, os visitantes vão também ter a oportunidade de desfrutar de alguns momentos de degustação de produtos regionais, nas chamadas “Happy Hour”.