Professor José Francisco Costa lança livro nos EUA

josé francisco costa(NEW BEDFORD, EUA) - O professor José Fran­cisco Costa vai lançar novo livro dia 6 de Maio, no Clube Português de Hud­son, com início pela 12:30 da tarde.

Trata-se de um livro de crónicas do antigo diretor do LusoCentro do Bristol Community College, de Fall River e tem por título “Estórias do Tempo”.

O evento consta ainda de actuação de Carlos Sousa e Ana Isabel Medeiros, do grupo Belaurora, das Ca­pelas, São Miguel, que se deslocam aos EUA propo­sitadamente para partici­parem neste lançamento do livro do seu conterrâneo.

José Francisco Costa, também natural das Ca­pelas, é professor, e foi o fundador do LusoCentro, no Bristol Community College. 

Tem publicado obras de poesia, conto e ensaio. 

É, ainda, autor e intérprete de composições musicais – letra e música – tendo mesmo uma delas, O Velho Pezinho, sido vence­dora num Festival da Can­ção Emigrante. 

Esta canção faz parte do repertório ha­bitual do Grupo de Cantares Belaurora e está incluída num CD deste grupo. 

O seu último livro, intitulado “Estórias do Tempo”, será apresentado pelo professor Onésimo Teotónio Almeida no decorrer deste evento.

Por sua vez, Carlos Sousa é natural das Capelas, em São Miguel. 

Para além de ter participado e dirigido alguns grupos corais, em São Miguel, Terceira, An­gola e no Continente por­tuguês, é co-fundador do Orfeão Edmundo Machado de Oliveira. 

Foi proprie­tário, director e redactor do jornal Correio do Norte. 

É actualmente o presidente da direcção da Casa do Povo das Capelas. 

É fundador do Grupo de Cantares Belau­rora, onde ainda hoje prossegue o seu trabalho no estudo e pesquisa da mú­sica tradicional açoriana, para sua preparação, divulgação e registo. 

O Belaurora, com mais de 30 anos de exis­tência e de carreira inin­terrupta, já actuou prati­camente em todos os palcos de Portugal, ilhas e conti­nente,  vários países da Europa e de outras partes do mundo, incluindo o Canadá e os Estados Unidos. 

Do seu palmarés contam-se a edição de mais de uma dezena de CD’s, DVD, e dois livros com registos históricos e musicais da autoria de Carlos Sousa.

Ana Isabel Medeiros é natural das Capelas. 

Para além de exercer funções como professora licenciada de Educação Física, dedica grande parte do seu tempo à música. 

Ingressou no Belaurora dois anos após a fundação do grupo, e desde então, é um dos seus ele­mentos fundamentais, dan­do o seu precioso contributo no canto, no instrumental e nos arranjos e harmoniza­ções do seu vasto repertó­rio. 

Considerada uma das melhores intérpretes da música açoriana, instru­mental e voz, Ana Isabel Medeiros é ainda membro dos grupos Musica Nostra e Johann Sebastian Bach, de Ponta Delgada, de cujo conservatório possui o curso de guitarra clássica.  

Durante o almoço/conví­vio com Carlos Sousa, Ana de Medeiros e José Fran­cisco Costa, serão distri­buídas letras de várias canções para que, assim, todos possam participar nesta festa de amigos.

Para os marienses, o grupo Belaurora tem um significado muito especial por ter sido este grupo que fez dar a conhecer ao resto do mundo as canções tradicionais da ilha.        

 

Exclusivo Portuguese Times/Diário dos Açores