Liga Portuguesa contra o Cancro dá apoio psicológico gratuito a doentes e familiares

medico e idosoO Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) anunciou que está a prestar, de forma gratuita, apoio psicológico a doentes oncológicos e família.

O apoio é prestado através de consultas psico-oncológicas e abrange os doentes e familiares directos ou pessoas significativas - “cujas dificuldades estejam associadas à doença oncológica” -, bem como a profissionais de saúde na área da Oncologia.

Segundo a organização, a medida  insere-se no conjunto de projectos e iniciativas no âmbito da missão, objectivos e orientações estratégicas da LPCC. “Uma vez que incidência do cancro tem vindo a aumentar, e por tratar-se de uma experiência de vida traumática, o NRA da LPCC acredita ser necessária uma intervenção multidisciplinar adaptada às necessidades de cada pessoa”, lê-se num comunicado ontem divugado. 

O NRA salienta que a doença oncológica “habitualmente está associada a um grande sofrimento emocional que pode interferir significativamente com o normal funcionamento da pessoa, provocando sentimentos de vulnerabilidade, tristeza e medo, ou levar ao desenvolvimento de psicopatologia, como a depressão, perturbações de ansiedade, isolamento social e crises existenciais ou espirituais”. 

“Considera-se, assim, fundamental que, além do tratamento médico, os doentes tenham acesso a acompanhamento psicológico especializado (Psico-Oncologia) ao longo de todas as fases da doença que permita minorar as elevadas taxas de perturbação psicopatológica”, alerta o núcleo da LPCC nos Açores.

As consultas serão prestadas pela equipa do NRA da LPCC, constituída por duas psicólogas e podem ser solicitadas na sede da instituição, na Terceira, na delegação do Faial e na delegação da ilha de São Miguel.