Vila de Rabo de Peixe inaugura amanhã Gabinete do Celíaco

Junta de Freguesia de Rabo de PeixeTerá lugar amanhã, dia 6 de Julho, pelas 16h00, na Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, a inauguração do “Gabinete do Celíaco”. Esta acção ocorre no âmbito da realização da 10.ª Reunião da Doença Celíaca, que decorrerá a 6 e 7 de Julho, numa colaboração entre a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel e o Hospital do Divino Espírito Santo, reunindo especialistas e responsáveis para debater questões relacionadas com a doença celíaca, uma condição autoimune que afecta um número cada vez maior de pessoas em Portugal e no Mundo, e que se acredita ser largamente subdiagnosticada. 

Este Gabinete pretende constituir-se como uma resposta de proximidade aos doentes e familiares de pessoas portadoras de doença celíaca, e resulta de uma acção concertada entre o Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, a Associação Portuguesa de Celíacos, a Junta de Freguesia de Rabo de Peixe e um grupo de pessoas que, pelo contacto quotidiano que mantêm com a doença, se associaram às entidades acima referenciadas na busca de respostas que melhor respondam aos desafios que se lhes colocam.

Serão funções deste Gabinete do Celíaco a promoção de acções de sensibilização, a partilha de informação científica, a divulgação de produtos que chegam ao mercado neste segmento comercial específico, e a efectivação de um atendimento mais individualizado. Funcionará, numa primeira fase, em regime de voluntariado e por marcação prévia, num espaço gentilmente cedido para o efeito pela Junta de Freguesia de Rabo de Peixe.