BE critica Governo por suspender complemento regional de pensão

idosos1O Bloco de Esquerda acusa o Governo Regional de “extrema insensibilidade” por estar a suspender o pagamento do complemento regional de pensão a centenas de idosos por uma questão meramente burocrática. 

Em causa, segundo refere o partido, “estão idosos que aguardam a emissão de um comprovativo da pensão que recebem por terem trabalhado no Canadá”. 

“O BE considera que, enquanto o Governo do Canadá não emite o documento oficial, os cheques ou comprovativos de transferência bancária devem servir como prova provisória, para que o pagamento do complemento regional de pensão seja retomado de imediato”, salienta o partido, em comunicado.

Os deputados do BE entendem que estes idosos “não podem ser prejudicados por um atraso que não é da sua responsabilidade, e salientam que estão em causa idosos com reformas muitos baixas, a quem este apoio, de apenas algumas dezenas de euros, faz muita diferença”.

Num requerimento enviado ontem ao Governo Regional, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda pergunta ao Governo qual o número exacto de idosos abrangidos por este corte do complemento, e quer que o Governo explique por que razão não é aceite, provisoriamente, como prova do quantitativo de pensão, os cheques ou comprovativos de transferência bancária da pensão auferida até que seja emitido o documento em questão, ao invés de cortar ou suspender o apoio.

“Vai o Governo Regional retomar no imediato o pagamento do Complemento Regional de Pensão cortado/suspenso por falta de apresentação do comprovativo do quantitativo de pensão do estrangeiro aos beneficiários em questão de modo a atenuar o impacto que este corte cego está a ter?”, lê-se ainda no requerimento.

Segundo o Bloco de Esquerda, a situação não é inédita. “O Bloco de Esquerda, em Julho de 2016, denunciou o corte do complemento regional de pensão a centenas de beneficiários que auferiam reformas do estrangeiro. Uma situação que, incompreensivelmente, o Governo Regional volta a repetir”, recorda o partido.