Força Aérea resgata tripulante espanhol a 570 kms da Terceira

helicópteroA Força Aérea resgatou na madrugada do passado dia 17 de Julho, um tripulante espanhol, de 47 anos, que necessitava de assistência médica urgente e navegava a bordo do pesqueiro espanhol “RIBEL TERCERO”, a 570 quilómetros da ilha Terceira. 

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes coordenou as operações aéreas após o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada ter solicitado o empenhamento de meios aéreos.

O helicóptero EH-101 MERLIN descolou da Base Aérea N.º 4 às 2h40, com uma equipa médica militar a bordo e seguiu para a zona onde se encontrava o navio pesqueiro, com o acompanhamento da aeronave C-295M.

O tripulante foi resgatado com sucesso, tendo sido efectuada uma paragem planeada na ilha das Flores para transferência do paciente do helicóptero EH-101 MERLIN para a aeronave C-295M, de forma a reduzir o tempo de viagem do paciente até ao aeroporto de Ponta Delgada, onde aguardava uma ambulância e veículo da SIV (Suporte Imediato de Vida) que o acompanhou até ao Hospital do Divino Espírito Santo, de São Miguel.