“Governo Regional continua a enganar os açorianos”

base das lajes aquiferosO Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC)afirma que “nos Açores, especificamente nos transportes, o Governo Regional habitou-nos a dois tipos de anúncios: Anuncia, como novas, coisas que já acontecem há muitos anos e anuncia coisas que nunca vão acontecer”.

Em nota enviada ao nosso jornal, o SINTAC exemplifica com “o recente anúncio da certificação do Novo Aeroporto Internacional das Lajes, que consegue cumprir esses dois requisitos: Primeiro, anuncia que nas Lajes passa a ser possível a operação de aeronaves civis. Não é difícil perceber, mesmo para os mais novos, que a operação civil existe, nas Lajes, há décadas. A SATA opera há 75 anos. Segundo, anuncia outra vez a construção do Terminal de Cargas. Também é fácil perceber que se trata de um anúncio feito e refeito durante os últimos 20 anos, faz parte dos sucessivos programas eleitorais…”.

“Convém lembrar que apesar dessa nova certificação, tudo o resto é o que sempre foi! A estrutura da Aerogare Civil da Lajes (ACL) já estava ultrapassada quando foi projetada. Embora tenha sido alvo de, pelo menos, quatro inaugurações, o pouco que mudou nos últimos 10 anos foi para pior. Apesar dos constantes adornos festivaleiros, apresenta franca degradação física da estrutura, a deteriorar-se a passos largos”, acusa o sindicato, revelando a seguir que, “actualmente, mesmo durante a cerimónia de anúncio da nova certificação, revestida de enorme pompa e circunstância, o sistema de rastreio de bagagem (Raio-X) está obsoleto e não cumpre a exigência da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). Foi declarado obsoleto pela ANAC numa inspecção de segurança”.

“Essa falha provoca substanciais constrangimentos operacionais e põe em causa a segurança na aceitação de bagagem.

Ainda a propósito da certificação convém lembrar que embora se façam anúncios sensacionalistas, a placa de estacionamento das Lajes é a mesma, da mesma dimensão e com os mesmos constrangimentos das últimas décadas. Em bom rigor nada mudou, A ACL não melhorou, A SATA está em desnorte total e o Governo Regional continua a enganar os Açorianos. A ACL, a SATA e o seu acionista farão correr muita tinta nos próximos tempos”, sublinha a nota.

E conclui: “Por agora, os Açores têm um novo Aeroporto Internacional das Lajes”.