Greve dos enfermeiros afectou blocos operatórios dos três hospitais

Hospital PdlA greve dos enfermeiros de ontem afectou os blocos operatórios dos três hospitais dos Açores, com uma adesão no turno da manhã de 100% no Hospital da Horta, de 70% no de Angra e de 50% no de Ponta Delgada, segundo dados fornecidos pelo Sindicato dos Enfermeiros dos Açores. 

A greve dos enfermeiros realizou-se ontem exclusivamente nos blocos operatórios e cirurgia de ambulatório dos hospitais, mas prossegue hoje, no segundo de seis dias de greve para exigir ao governo que apresente uma nova proposta negocial da carreira de enfermagem que vá ao encontro das expectativas dos profissionais e dos compromissos assumidos pela tutela.

Depois de hoje, a greve será retomada nos dias 16, 17, 18 e 19 deste mês.

Os enfermeiros dos Açores emitiram ontem um comunicado afirmando que “estão em sintonia com os colegas do resto do país”, porque o governo da República “assumiu compromissos com os sindicatos no final do ano de 2017 que teima em não cumprir: O processo de revisão da actual carreira terminaria no fim do 1º semestre de 2008; O valor do trabalho dos enfermeiros seria revisto (aumentado) no processo de revisão da carreira; As funções dos enfermeiros especialistas seriam dignificadas e valorizadas; Nada disto aconteceu”.

“Acresce ainda que relativamente ao descongelamento de carreiras previsto na Lei do Orçamento do Estado para este ano, no que diz respeito aos enfermeiros, estão a ser formuladas interpretações jurídicas restritivas que excluem a contagem de 15 ou mais anos de serviço a dois terços dos enfermeiros”, acrescenta a nota.

“Os enfermeiros não aceitam este comportamento, discriminatório e atentatório da dignidade pessoal e profissional, darão com a sua luta a resposta necessária e ajustada. Desde já responsabilizam o Governo pelas consequências para os utentes da radicalização da luta em curso ou das que possam vir a seguir”, conclui o sindicato dos Açores.

Mais Lidas nos últimos 3 dias

Condutor detido com 2,94 g/l de álcool no sangue
terça, 13 novembro 2018, 00:00
Faleceu o deputado do PSD/Açores Paulo Parece
terça, 13 novembro 2018, 00:00