Sete ilhas dos Açores em alerta de aviso amarelo para vento e agitação marítima

mau tempoO Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou ontem para um agravamento do estado do tempo no arquipélago dos Açores.

“A passagem a norte do arquipélago  da depressão Callum, com um sistema frontal associado, deverá agravar o estado do tempo em todas as ilhas, com um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima, em especial nas ilhas dos grupos Ocidental e Central”, refere o IPMA.

 Às seis horas da manhã de hoje a depressão “estará a cerca de 560 quilómetros a norte da ilha Graciosa, altura que se encontrará mais próxima do arquipélago dos Açores”, lê-se em comunicado.  

Nestas condições, o IPMA emitiu o alerta de aviso amarelo para o grupo ocidental - Flores e Corvo - para vento e agitação marítima. 

Entre as 00h00 e as 18h de hoje  estão previstas “rajadas até 100 quilómetros/hora de sudoeste, rodando para oeste” e “ondas de oeste, de seis a sete metros”, entre as 3h e as 21h.

Para as ilhas do grupo central, foi também emitido o alerta de aviso amarelo para vento e agitação marítima, prevendo-se, entre as 3h de hoje e as 00h00 de amanhã “rajadas até 95 quilómetros/hora de sudoeste, rodando para oeste” e, entre as 9h de hoje e as 00h00 de amanhã, “ondas de oeste, de seis metros”.

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores recomendou, entretanto, em comunicado, que sejam tomadas medidas de autoprotecção, como a consolidação de telhados, portas e janelas; o corte ou poda as árvores próximas em risco de queda, procure informação na sua autarquia; guardar objectos soltos do jardim.

“Um objecto, mesmo que o considere leve, projectado pelo vento forte pode causar grandes prejuízos materiais e até acidentes pessoais graves”, alerta a protecção civil açoriana, que apela a população para que “feche bem as janelas e persianas” e esteja “atento às indicações da Protecção Civil e das Forças de Segurança”.

 

Mais Lidas nos últimos 3 dias

Condutor detido com 2,94 g/l de álcool no sangue
terça, 13 novembro 2018, 00:00
Faleceu o deputado do PSD/Açores Paulo Parece
terça, 13 novembro 2018, 00:00