Atendimento da RIAC reforçado através de Chat, Skype ou Facebook

riacO Vice-presidente do Governo apresentou ontem, em Angra do Heroísmo, os novos meios digitais de atendimento ao cidadão, como o Chat, o Skype e o Facebook, disponibilizados pela RIAC - Rede Integrada de Apoio ao Cidadão, sublinhando o “enorme sucesso e adesão” dos açorianos a esta rede.

“No último ano, a RIAC fez 752 mil atendimentos, ou seja, em média, cada açoriano recorreu, pelo menos, três vezes à RIAC, o que representou um crescimento de 13% face ao ano anterior”, frisou Sérgio Ávila.

O Vice-presidente, que falava durante a visita a uma loja da RIAC para apresentação dos novos meios digitais disponibilizados por esta rede de apoio ao cidadão, adiantou também que, face a 2016, registaram-me mais 85 mil atendimentos em 2017, valor que considerou “muito relevante”, garantindo, por outro lado, que não há nenhum serviço no país que, em média, seja contactado três vezes por um residente no período de um ano.

“A RIAC é, neste momento, sem margem para dúvidas, o serviço da administração pública na Região com maior atendimento e maior adesão por parte dos açorianos”, assegurou, acrescentando que, actualmente, esta rede de apoio ao cidadão “presta 532 serviços diferenciados, de 65 entidades”.

“Neste contexto, e tendo em conta que, até este momento, a disponibilização desses serviços é feita nos balcões espalhados pelas nove ilhas e através de uma linha verde de acesso gratuito, e considerando as novas tecnologias e plataformas digitais, assim como a mudança que ocorreu na forma de comunicação e acesso à informação, entendemos que a RIAC também se devia adaptar a estes novos tempos”, disse.

Segundo o Vice-presidente do Governo, a RIAC disponibiliza os serviços que estão disponíveis nas 54 lojas ou na linha verde através de plataformas digitais como o Chat, o Skype ou o Facebook, permitindo aos cidadãos um acesso de forma mais cómoda e abrangendo um público ainda mais vasto e diversificado.

 O call center e estes canais digitais estão disponíveis todos os dias, funcionando o serviço das 9h00 às 22h30, de Segunda-feira a Sábado, e das 10h00 às 22h30, nos Domingos e feriados.