João Castro destaca articulação entre serviços de Saúde

joão castro PACO deputado socialista João Castro saudou, no Parlamento, a articulação entre o Serviço Nacional e os Serviços Regionais de Saúde, “de forma a que todos os utentes usufruam de cuidados, em igualdade de circunstância, independentemente da sua origem e do local onde são prestados”.

“Durante algum tempo tal não aconteceu”, lembrou o parlamentar numa audição parlamentar com a nova ministra da Saúde, Marta Temido, para debater o Orçamento do Estado para 2019.

“Acumularam-se dificuldades em reconhecer os serviços prestados pelos diferentes sistemas e subsistemas”, disse, referindo-se aos tempos de governação PSD/CDS. “À semelhança do efectuado para a Madeira, este Governo tem actuado em relação aos Açores “, afirmou ainda.

João Castro lembrou que foi constituído um grupo de trabalho; os montantes em causa foram identificados e reconhecidos; que está em implementação um memorando de entendimento e que estão em curso protocolos complementares sobre matérias específicas. Face a tudo isto, o socialista questionou se há já informação sobre a situação deste dossier e perguntou à governante em que medida o Orçamento do Estado para 2019 persegue e reflete o objectivo da reciprocidade, que se impõe nos cuidados de saúde prestados em todo o território nacional.

Na resposta, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos, reforçou a importância da articulação entre os diferentes sistemas de saúde e garantiu que continuará a merecer a atenção do Estado em 2019.