Banco Local de Voluntariado na Lagoa já é uma realidade

 Lagoa-concelhoDesde de ontem que já é possível inscrever-se no banco local de voluntariado criado pela Câmara Municipal de Lagoa. Esta foi uma promessa que surgiu na sequência do ano europeu do voluntariado que decorreu durante o ano de 2011, e afigura-se como mais uma ferramenta social que o Município vai disponibilizar, para que em tempo de crise, se ajude a população mais carenciada e também as instituições locais.
Assim sendo, todos os interessados poderão aceder aos formulários de inscrição disponíveis no portal da autarquia lagoense, em http://cm-lagoa.azoresdigital.pt/, formalizando a sua candidatura quer por e-mail quer pessoalmente, junto do gabinete de acção social da câmara municipal de Lagoa. Para o efeito, a autarquia elaborou um regulamento próprio e disponibiliza esses formulários não somente aos munícipes, mas também às instituições que entendam ser importante o papel do voluntário para o cumprimento da sua missão.  
Poderão inscrever-se como voluntárias todas as pessoas que estejam interessadas em assumir um compromisso responsável, sendo que os menores de 18 anos também poderão ser voluntários, desde que apresentem uma autorização do seu encarregado de educação.
O banco de voluntariado de Lagoa irá depois elaborar uma base de dados onde constem as informações das fichas de inscrição tanto das entidades promotoras como também dos voluntários o que permitirá, assim, estabelecer uma correlação entre a vontade manifestada e as necessidades dos vários parceiros deste banco.
Com a criação do banco local de voluntariado da Lagoa, a autarquia lagoense mostra, uma vez mais, a atenção que tem para com esta área, reconhecendo igualmente nas suas instituições importantes parceiros nesta missão social que, com a sua acutilância, têm trazido inegáveis melhorias na promoção do bem-estar dos lagoenses.
Aliás, para a autarquia lagoense, num momento de crise e que se reflete na sociedade atual, deve procurar-se reforçar as sinergias existentes no concelho, envolvendo, cada vez mais, as diversas instituições sociais lagoenses que diariamente prestam um importante papel nesta área, minimizando os problemas sociais existentes.

Tarifa Interjovem/SATA disponível a partir de segunda-feira para voos entre as ilhas dos Açores

 bruno pacheco 1Os jovens entre 13 e 30 anos, detentores do Cartão Interjovem, dispõem a partir de segunda-feira de um desconto de 50 por cento na tarifa de residente nas viagens aéreas realizadas pela SATA entre as ilhas dos Açores.
“O cartão surgiu há cerca de 10 anos com objectivos muito específicos que ainda hoje são válidos, mas hoje associamos ao cartão as viagens aéreas inter-ilhas, que era algo que os jovens açorianos já reivindicavam há algum tempo”, afirmou Bruno Pacheco, director regional da Juventude, na apresentação da Tarifa Interjovem/SATA.
Bruno Pacheco destacou que esta “é uma nova fase” do Cartão Interjovem, que “consolida” este instrumento de mobilidade, frisando que a nova tarifa “é a que dá maiores garantias de o jovem poder circular através de viagens aéreas”.
A nova tarifa estará disponível até 30 de abril de 2013, sendo acessível em todos os canais de venda da transportadora aérea açoriana SATA (lojas, call center e agentes de viagens), existindo ainda a possibilidade de poder vir a ser também disponibilizada através do sítio da SATA na Internet.
O baixo preço desta tarifa é acompanhado por algumas restrições, nomeadamente a reserva sem confirmação de lugar, ficando o cliente sujeito à disponibilidade de lugares no dia do voo.
“Acreditamos que é algo que os jovens açorianos vão utilizar”, frisou Bruno Pacheco, recordando que, no ano passado, o Cartão Interjovem teve cerca de 11 mil utilizadores, totalizando 75 mil desde a sua criação.
Por seu lado, o presidente da SATA, António Gomes de Menezes, destacou a parceria “estratégica” com o Governo Regional, que permite disponibilizar uma tarifa para “uma juventude activa que conhece cada vez melhor os Açores”, incrementando a mobilidade interna.
“Tendo em conta o momento actual, a SATA tem que ser muito agressiva, tem que estimular a procura, nomeadamente das camadas jovens que estão muitos sensíveis aos preços, para provocar mais viagens inter-ilhas”, frisou.
António Gomes de Menezes sublinhou que “a preocupação da empresa é ser o mais competitiva possível, com os menores custos possíveis e servindo os açorianos”.
O Cartão Interjovem 2012, válido até 30 de abril de 2013, permite descontos em festivais de verão e nas pousadas da juventude dos Açores, entrada gratuita na Rede Regional de Museus e vantagens nas lojas aderentes
A articulação das viagens aéreas e marítimas, que o cartão Interjovem permite aos jovens efectuar com descontos consideráveis, é um dos objectivos da Tarifa InterJovem /SATA.
Bruno Pacheco referiu, ainda, que a mobilidade inerente ao cartão Interjovem “surge com o intuito de facilitar aos jovens o conhecimento das várias ilhas do arquipélago, possibilitando, deste modo, uma melhor percepção da realidade açoriana e poderem, assim, vir a ser melhores cidadãos no futuro”.

Portal da Qualidade da Água já em funcionamento

 agua-de-jarra-1Entrou em funcionamento, e de acesso restrito a todas as entidades gestoras de água, o Portal da Qualidade da Água.
Gerido pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), este portal vem dotar as entidades gestoras de uma plataforma de comunicação ágil e rápida com a Entidade Reguladora.
Entre outras funcionalidades, esta Plataforma possui a capacidade de submissão dos Planos de Controlo da Qualidade da Água (PCQA), a Introdução dos Dados da Qualidade da Água (IDQA), bem como os pedidos de alteração e isenções no âmbito dos procedimentos de controlo da água.
Outra das ferramentas agora disponibilizada com esta ferramenta é o fórum que permite a colocação de questões e respectivas respostas sobre diversos temas relacionados com a qualidade da água.
O Portal da Qualidade da Água, para além de ser a execução de um objectivo delineado para o cumprimento dos objectivos de regulação da qualidade da água, uma das missões da ERSARA, vem na sequência de uma aposta feita pela ERSARA na criação de ferramentas tecnológicas de troca de informação entre o Regulador e as Entidades Reguladas, como é o caso do Portal Temático ERSARA, e os formulários de submissão no Do.It.O Portal Temático ERSARA, disponível em www.ersara.sram.azores.gov.pt,

Marcelo Pamplona defende que “os açorianos têm interesse em reforçar a sua ligação ao mar”

baleia“O mar dos Açores tem um manancial de oportunidades de usufruto e exploração económica que justifica o reforço da ligação dos açorianos à vasta área marítima que envolve as ilha.” A ideia foi defendida ontem, na ilha Terceira, pelo Subsecretário Regional das Pescas.
Segundo nota de imprensa veiculada pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GaCS), Marcelo Pamplona disse que “a pesca-turismo é um negócio pioneiro no País e tem como grande atractivo o facto de os interessados poderem acompanhar pescadores locais e pescarem com as artes ancestrais de pesca nos Açores.”
Falando mais latamente nos recursos marinhos de que os Açores dispõem, Marcelo Pamplona referiu a actividade piscatória que deve ser sustentável, o aproveitamento turístico e a exploração de recursos disponíveis a outros níveis, ainda não explorados.

Hotel Açores Lisboa recebe Certificado de Excelência do Trip Advisor 2012

hotel1O Hotel Açores Lisboa, da cadeia de hotéis da Bensaude Turismo, foi distinguido pelo segundo ano consecutivo pelo Trip Advisor.
O Hotel Açores Lisboa, localizado na Praça de Espanha, em Lisboa, recebe o Certificado de Excelência 2012–a maior distinção do Trip Advisor.
Recordamos que no ano passado, e em São Miguel, o Hotel Marina Atlântico também foi distinguido com esta referência, e foram unidades recomendadas pelo Trip Advisor, “Recommend on Trip Advisor”, a Estalagem dos Clérigos, na vila do Nordeste, e o São Miguel Park Hotel, em Ponta Delgada.
Estas prestigiadas distinções Trip Advisor são o resultado das opiniões de quem visita os hotéis, registadas no site TripAdvisor.
Estas distinções, para o grupo empresarial, “representam o reconhecimento do trabalho contínuo na prestação de serviços de excelência, aliados a contextos de conforto percepcionados em todas as unidades da Bensaude Turismo.”