Quatro novas confirmações para o Monte Verde Festival

plutonioQuatro novos nomes foram, este domingo, anunciados para a edição deste ano do Monte Verde Festival. São eles Plutonio, Sara Cruz, João Moniz & The Daydreamers e Rushrap.

“Com um equilíbrio perfeito entre o Rap, o R&B e o Afro-Trap, Plutonio é um dos nomes mais consagrados da música portuguesa actual. Recentemente lançou ‘Meu Deus’ e ‘1 de Abril’, temas que se tornaram autênticos fenómenos nas redes sociais e nas plataformas digitais”, salienta a organização, em comunicado.

Outra das novidades para a oitava edição do Monte Verde Festival é Sara Cruz. “Com apenas 23 anos, esta cantautora açoriana é uma das mais talentosas e promissoras artistas da egião. Com uma maturidade e alma de quem já parece actuar há décadas, lançou recentemente o seu novo EP ‘Above Our Heads’”, refere a mesma fonte.

Mais uma aposta em artistas regionais para o festival é a banda João Moniz & The Daydreamers. Formados em 2018 e com influências de bandas rock e do movimento grunge, na sua setlist além de alguns covers, têm como principal objectivo apresentarem temas originais de João Moniz, artista vencedor da 2ª edição do concurso “One Step 4 Music Fest”.

A última confirmação é o artista de hip-hop terceirense Rushrap. “Com cerca de 650 álbuns originais na sua colecção, este Dj oriundo da ilha Terceira está assim de volta ao festival depois de já ter actuado nas edições de 2017 e de 2018”, realça a organização.

Os nomes agora divulgadios juntam-se aos já anunciados VANT, Delta Heavy, Azax Syndrom e Skills and The Bunny Crew.

Os bilhetes para a oitava edição do Monte Verde Festival,  que decorre de 8 a 10 de Agosto na Ribeira Grande, já estão disponíveis, sendo o passe geral 33 euros, mais 5 para quem desejar adquirir com campismo.

Açores marcam presença no Campeonato da Europa das Profissões

 Campeonato da Europa das ProfissesCinco açorianos vão representar Portugal no Campeonato da Europa de Profissões, evento que decorre na Bélgica, de 4 a 6 de Outubro próximo, e que reúne mais de 450 jovens de toda a Europa, a competir em mais de 40 categorias profissionais.
Jorge Fernando Monteiro e Daniel Anthony Melo, na categoria profissional Gestão de Redes Informáticas; Valério Rodrigues Alves, na categoria Electricidade de Instalações; Tiago Manuel Fonseca, na categoria Carpintaria de Limpos; e Luís Jorge Furtado Cunha, na categoria Recepção Hoteleira, são os profissionais escolhidos para integrar a representação portuguesa.
A comitiva açoriana é ainda composta por José Daniel Medeiros, eleito para o cargo de Deputy Chief Expert no decurso do EuroSkills, André Rodrigues, presidente do júri do SkillsPortugal, Acácio Alexandre Oliveira, presidente do júri do SkillsPortugal, e Rosa Costa Nascimento, eleita para o cargo de Chief Expert no decurso do EuroSkills. A equipa é liderada por António Paquete.
A selecção dos concorrentes ao Campeonato Europeu de Profissões é da responsabilidade do Instituto do Emprego e Formação Profissional e visa assegurar uma participação de excelência, que dignifique a formação profissional desenvolvida no país e a qualificação dos seus recursos humanos.

Festa do Vale Formoso acontece este fim-de-semana

 O Futebol Clube Vale Formoso, da freguesia de Furnas, está organizar, pelo segundo ano consecutivo, uma grande festa cultural e desportiva para toda a comunidade de dentro e de fora do concelho.
Os festejos irão realizar-se, de 18 a 20 de maio, no Parque de Estacionamento do Campo de Futebol e contarão no dia 18, a partir das 21 horas, com a actuação dos conjuntos Metalflow, Rédea Kurta e ainda com a presença do Dj André N, a partir da meia-noite.
Já no dia 19, as actividades começarão mais cedo, por volta das 13 horas, com um jogo entre os petizes e os traquinas. Depois, pelas 14h30, haverá uma aula de Fitness para todas as idades. Pelas 16 horas decorrerá uma desmonstração de Cozinha Saudável e mais tarde, pelas 19 horas, haverá jogo de futebol entre os Veteranos do clube da casa e o Núcleo de Veteranos do Concelho de Ansião. Ainda neste dia, mas já a partir das 21 horas, actuarão os Lowdown, Lado Lunar e o Dj Soulsky.
Bandarra On The Sax e Amigos e o Grupo Folclórico das Camélias actuarão no último dia da festa, o primeiro a partir das 18 horas e o segundo depois das 20h00.
Nos três dias, a população terá a oportunidade de petiscar os comes e bebes que estarão disponíveis nas barraquinhas a favor do Clube.
A Festa do Futebol Clube Vale Formoso conta com o apoio da Junta de Freguesia das Furnas e da Câmara Municipal da Povoação.

Exposição InSight-s: Uma Instalação Multimédia em Três Continentes no Museu Carlos Machado

 museuO Presidente do Governo Regional preside hoje Dia Internacional dos Museus, pelas 18 horas, no Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, à inauguração da exposição da artista chilena Magaly Ponce, intitulada InSight-s: Uma Instalação Multimédia em Três Continentes.
A sessão contará, também, com a presença do Embaixador do Chile em Portugal.
Integrando-se no âmbito da temática “Museus num Mundo em Mudança: Novos Desafios, Novas Inspirações”, escolhida para assinalar este ano o Dia Internacional dos Museus, esta mostra apresenta um trabalho da artista inspirado no historial baleeiro das zonas costeiras e na contribuição desta antiga actividade económica para a formação de diversas ligações culturais, que se mantêm até aos dias de hoje.
“A deslocação, o movimento e as complexas relações que as pessoas estabelecem com as paisagens em que vivem têm sido temas fundamentais nas investigações de Ponce, assim como questões sobre identidade, migração e exploração de recursos, tanto humanos como terrestres”, afirma Olivia Lahs-Gonzales, directora da Sheldon Art Galleries em Saint Louis, Estados Unidos.
Esta exposição itinerante chega a São Miguel, onde ficará patente até 15 de Setembro, depois de ter estado em maio do ano passado no Museu Nacional de História Natural de Lisboa, e de ter sido anteriormente apresentada na cidade da Praia em Cabo Verde, bem como em Providence nos Estados Unidos.
Expondo um conjunto de objectos, imagens, sons e vídeo, Magaly Ponce criará, nas salas do piso 1 do Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, um espaço dedicado à contemplação, procurando cativar o visitante relativamente à história, cultura e biologia das baleias.

Ruben Bettencourt actua em Ponta Delgada a 18 de Maio

O concerto inaugural do Congresso Local de Solidariedade Social de Ponta Delgada vai contar com a actuação do guitarrista açoriano de projecção nacional e internacional Ruben Bettencourt. Será a 18 de maio, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com entrada livre a todos os interessados.
Ruben Bettencourt nasceu em Angra do Heroísmo e é considerado como um dos melhores guitarristas portugueses da actualidade. Os seus concertos destacam-se pela entrega total à música e pelas emoções que o artista proporciona ao público, primando pela elegância e pela espontaneidade.
Iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade com o professor açoriano Victor Castro, em aulas particulares, inicialmente, prosseguindo depois os estudos no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, obtendo 19 valores na vertente da Guitarra Clássica.
Apresentou-se em público nos Açores, no continente português, em Itália, na Alemanha, na Polónia, em Espanha, na Holanda, na Sérvia e na Croácia. Foi convidado a dar concertos a solo e masterclasses em vários festivais nacionais, como “Elogio da Guitarra” (Guarda – 2009) e “Ciclo da Bairrada 09” (2009 – Oliveira do Bairro), “Temporada de Música” (Açores, 2010 e 2011), “Festival de Música de Coimbra 2010” (Coimbra 2010), Guitarmania 2011 (Almada – Lisboa), TEDxAveiro (Aveiro 2011), entre outros.
Ruben Bettencourt tem realizado concertos em várias salas do país, como Teatro Aveirense, Conservatório Nacional, Biblioteca Nacional, Palácio Foz (com gravação para Rádio Difusão Portuguesa – Antena 2), Biblioteca Joanina (Universidade de Coimbra), Mosteiro de Salzedas (Tarouca), Santuário de Panóias (Vila Real), Domus Municipalis (Bragança), Teatro Micaelense (Ilha de São Miguel – Açores (Gravação para a RTP Açores)), entre outras. Entre 2006 e 2009, efectuou a licenciatura em Música na Universidade de Aveiro, orientada por Paulo Vaz de Carvalho e Pedro Rodrigues, na vertente da Guitarra Clássica, com 19 valores.
Na vertente de Música de Câmara foi orientado por Chagas Rosa e Helena Marinho.
Entre 2009 e 2011, efectuou o seu “Master in Music” no prestigiado Conservatório de Maastricht (Holanda), sob orientação do professor mundialmente reconhecido, Carlo Marchione, com 9 valores (escala de 0-10). Em 2011, esteve também sob orientação de Joaquin Clerch, em Dusseldorf (Alemanha).
Em 2011, ingressou no doutoramento em Música na Universidade de Aveiro e, assim, se tornou no mais jovem de sempre a fazer este ciclo de estudos em Portugal. Ruben Bettencourt participou em cursos de aperfeiçoamento com inúmeros guitarristas prestigiados, de entre os quais de destaca José Mesquita Lopes, Tomás Camacho, Manuel Tavares, Roland Dyens, Giulio Tampalini, Pedro Rodrigues, Dejan Ivanovic, Marco Socías, Hubert Käppel, Roberto Aussel, Ignacio Rodes, Marcin Dylla, Christian Haimel, Jeremy Jouve, ?ukasz Kuropaczewski, Phillipe Villa, Marek Zielinski, Znibew Dubiella, Marcin Zalewski, Carlo Marchione, Judicäel Perroy, Josef Zsapka, Kevin Gallagher, Michalis Kontaxakis, Aniello Desiderio, Marco Tamayo, Alberto Ponce, Alvaro Pierri, Margarita Escarpa, Matthew Mcallister, Denis Azabagic, Cláudio Marcotulli, Ricardo Barceló, Alexis Mouzourakis, Dimitris Kontronakis, Franz Halász e Yves Storms, assim como com os conceituados compositores contemporâneos italianos Giancarlo Facchinetti, Antonio Giacometti e Giovanni Podera e com o pianista Gustav Van Manen.
Este jovem músico açoriano foi laureado em vários concursos nacionais e internacionais.