Ponta Delgada desenvolve aplicação para turistas com informações do concelho

Turistas de cruzeiroA autarquia de Ponta Delgada lançou na Bolsa de Turismo de Lisboa, em Lisboa, um novo portal e uma aplicação digital de Turismo.

O anúncio foi feito pelo presidente José Manuel Bolieiro, que, na ocasião, afirmou ser “uma medida do Município, que permite promover turisticamente todas as freguesias de Ponta Delgada de forma expansiva, ao mesmo tempo que contribui para a evolução progressiva da eliminação da contemplação ignorante”.

“Não é fácil criar estruturas edificadas como os centros interpretativos, mas a informação digital e a tecnologia dos beacons são uma solução. Nós agora, com esta aplicação, temos um centro interpretativo à mão, disponível em qualquer smartphone”, realçou o autarca.

José Manuel Bolieiro terminou a sua intervenção referindo que o aplicativo encontra-se “disponível em várias línguas, permitido os visitantes de diversas nacionalidades programar e conhecer, na sua própria língua, o que vão contemplar e visitar”.

Na ocasião, a assessora da área do turismo da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Rosa Costa, explicou como o portal (www.visitpontadelgada.pt) reúne uma panóplia de “informações que são disponibilizadas ao utilizador, permitindo uma planificação da sua viagem, através da selecção de pontos de visitação e de serviços”.

Quanto à nova aplicação, esta “funciona de forma inovadora através da tecnologia de beacons nos locais visitáveis do concelho. O visitante, depois de descarregar a aplicação, vai poder obter informação, no momento, via bluetooth, sobre o local onde se encontra”, explicou ainda Rosa Costa.

Também na BTL, esteve Nuno Costa Santos, o escritor açoriano que dirigiu a 1.ª edição do encontro “Arquipélago de Escritores” e que agora assume, novamente, as rédeas da segunda edição desta iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que conta com a produção da StorySpell (Agência Literária) e com o apoio da FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento) e do Governo dos Açores.

Durante a sua intervenção, o responsável fez um pequeno balanço da 1ª . edição do encontro literário, que resultou em 40 eventos com casa cheia, e anunciou as novidades deste ano, lembrando que “Ponta Delgada é ponto de encontro da literatura”.

Quanto às novidades anunciadas para este ano, este evento apresentará o lançamento do prémio nacional “Arquipélago de Escritores”, um documentário sobre Emanuel Félix e a calendarização mais espaçada no tempo dos eventos, permitindo que toda a gente usufrua de todos os momentos. 

 

Ribeira Grande leva marca “Capital do Surf” à BTL

BTL - stand açoresO município da Ribeira Grande vai marcar presença em mais uma edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, evento que decorre de hoje a 17 do corrente, na FIL. Este ano, a aposta da Câmara incide no reforço do trabalho iniciado em 2018, ou seja, a expansão da divulgação da marca “Ribeira Grande – Capital do Surf” através de algumas novidades.

Entre estas, realce para a apresentação de um site direccionado apenas para a divulgação dos melhores spots para a prática do surf no concelho e na ilha, apontando também pormenores de logística (deslocações, transportes, estadias) e quais as escolas de surf disponíveis.

Ainda neste âmbito, a BTL servirá de palco para a apresentação oficial do Big Waves Safety Summit, evento relacionado com as boas práticas de segurança no mar e ondas grandes, que terá lugar nos dias 30 e 31 de Março, na Ribeira Grande.

Para Alexandre Gaudêncio, Presidente da autarquia, a Bolsa de Turismo de Lisboa constitui-se como “uma oportunidade para cimentarmos as apostas que vimos realizando, em particular a aposta no surf e todas as mais-valias que lhe estão associadas”, referiu.

Será também no decorrer da BTL que a Câmara da Ribeira Grande vai apresentar o novo site institucional, alvo de uma profunda reestruturação para responder aos tempos actuais, principalmente ao nível da facilidade de acesso, navegação e disponibilização de conteúdos para os munícipes de uma forma mais intuitiva.

À semelhança dos anos anteriores, será na maior feira de turismo que se realiza em Portugal que a Ribeira Grande vai apresentar os eventos que vão decorrer ao longo do ano, como são os casos da Semana da Juventude, Paixão de Cristo (recriação histórica), Festa da Flor, Ecologic Trail Run, Marchas de São Pedro, Cavalhadas de São Pedro, Feira Quinhentista, RFM Beach Power, Monte Verde Festival, Festival Internacional de Folclore do Porto Formoso, Azores Burning Summer e o Wine in Azores.

Como sempre acontece, as apresentações serão acompanhadas por momentos de degustação dos produtos tradicionais da Ribeira Grande, em particular chá, biscoitos e licores. “A BTL é uma janela de oportunidade única que pode trazer mais-valias para o concelho. Por isso temos que oferecer o melhor que temos”, acrescentou Alexandre Gaudêncio.

Hotel Marina Atlântico assina acordo para contribuir para redução de resíduos urbanos

Hotel Marina Atlântico - grupo bensaudeO Hotel Marina Atlântico, do Grupo Bensaude, assinou na semana passada, um acordo no âmbito do projecto europeu UrBan Waste, que visa a implementação de estratégias urbanas para a gestão de resíduos nas cidades turísticas.

Entre os objectivos do projecto, destacam-se a promoção e estruturação de um quadro participativo dos stakeholders para a elaboração de políticas na gestão de resíduos e o desenvolvimento de estratégias política eco-inovadoras para a gestão de resíduos urbanos.

Desta forma, com a assinatura do acordo, o Hotel Marina Atlântico comprometeu-se a substituir produtos descartáveis na unidade hoteleira e proceder à tradução e disseminação das instruções de separação dos resíduos noutras línguas.

O projecto UrBan Waste decorrerá até 2019 e envolve as principais partes interessadas na prevenção e gestão de resíduos, gerando cadeia de valor no sector do turismo, pretendendo desenvolver uma prevenção de resíduos eco-inovadora, bem como estratégias de gestão em cidades com altos índices de turismo, de modo a  reduzir a produção de resíduos urbanos e de melhorar a gestão dos resíduos municipais”. Estão envolvidas no projecto 11 cidades-piloto e regiões europeias, nomeadamente Copenhaga, Florença, Santander, Nice, Dubrovnik, Cavala, Siracusa, Nicósia, Tenerife, Lisboa e Ponta Delgada. As duas cidades portuguesas serão os pilares das actividades de implementação e demonstração. Estas cidades estarão, também, envolvidas na estrutura participativa sob a forma do Plano de Mobilização e Aprendizagem Mútua para a prevenção e gestão de resíduos nas cidades turísticas.

Recorde-se que o Hotel Marina Atlântico é certificado ambientalmente de acordo com a Norma NP EN ISO 14001 e registado no sistema comunitário de Ecogestão e auditoria (EMAS).

Governo disponibiliza 1,2M€ para acções de promoção do destino Açores

LagoadasSeteCidades

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direcção Regional do Turismo, disponibiliza apoios financeiros a iniciativas, acções e eventos de animação turística para promoção do destino Açores, com potencial para combate à sazonalidade do sector.

Um despacho ontem publicado em Jornal Oficial para concessão destes apoios financeiros fixa o limite orçamental em 1,2 milhões de euros para este ano, ao abrigo do regime de financiamento público a iniciativas, acções e eventos de animação turística ou com impacte significativo na promoção externa do destino turístico Açores, aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 18/2005/A.

Para o Governo dos Açores, “este é um instrumento que deve ser utilizado pelos agentes do sector, permitindo apoiar iniciativas em todas as ilhas, constituindo-se como ferramenta fundamental para o combate à sazonalidade através do apoio à captação de eventos que contribuam para a vinda de turistas nas épocas baixa e média”.

Trata-se, não só, de um investimento de promoção, mas também de captação de fluxos turísticos, permitindo ainda a consolidação da notoriedade e, desta forma, do desenvolvimento sustentado do sector.

Possibilita-se, assim, estimular dinâmicas locais com interesse turístico e, simultaneamente, incentivar e potenciar a promoção turística da Região, através de iniciativas que demonstrem relevante interesse público regional e que contribuam para o aumento da notoriedade nacional e internacional do destino.

Esta é mais uma medida inserida na estratégia de promoção do destino, enquanto uma das prioridades definidas pelo XII Governo dos Açores.

 

Ponta Delgada leva especialistas de várias áreas à BTL para promover concelho

ponta delgada floresO concelho de Ponta Delgada vai apresentar-se na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2018, de 28 de Fevereiro a 4 de Março, no Stand da AMISM – Associação de Municípios da Ilha de São Miguel, com oito oradores convidados, especialistas em diferentes áreas.

A 1 de Março, pelas 15h00, no Pavilhão 2 da BTL, José Manuel Bolieiro, Presidente da Câmara Municipal do maior concelho dos Açores, bem como da AMISM, irá dar as boas-vindas e apresentar o Stand, que acolhe as várias câmaras municipais de São Miguel. 

Segundo avançou o município, a participação de Ponta Delgada pretende dar a conhecer a operadores turísticos e aos visitantes em geral a realidade do concelho aos níveis do turismo, natureza, vulcanologia, história, cultura, o património paisagístico, o termal e o marítimo.

Neste sentido, os oradores, convidados pela Câmara Municipal, vão apresentar Ponta Delgada segundo a sua perspectiva, de acordo com as suas experiências científico-profissionais.

É com esta atitude que Cátia Chaves, directora comercial da empresa de Animação turística “Picos de Aventura”, apresenta a 28 de Fevereiro, pelas 14h00, a palestra denominada “Picos de Aventura”, onde irá indicar as atividades promovidas e os projectos futuros desta empresa sediada em Ponta Delgada.

Já às 15h00, do mesmo dia, Isabel Albergaria, professora auxiliar da Universidade dos Açores, no Departamento de História, Filosofia e Artes – FCSH e responsável por diversas unidades curriculares no âmbito da história da arte e do património cultural, irá apresentar “as paisagens e os jardins históricos de Ponta Delgada como recurso para o turismo cultural”.

A encerrar o dia 28 de Fevereiro, pelas 16h00, e a dar início às apresentações do dia 1 de Março, pelas 12h00, estará Gerbrand Michielsen, guia e fundador da empresa especializada em observação de aves nos Açores, “Gerbybirding”, com “uma viagem pela vida selvagem no concelho de Ponta Delgada”.

No dia 2 de Fevereiro, pelas 13h00, o Historiador José de Almeida Mello, promete prender a atenção de todos os presentes com a palestra “Olhares sobre a Cidade: Segredos, Legados e História”.

Neste mesmo dia, pelas 16h00, Nuno Pereira, do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, também vai partilhar um pouco do seu conhecimento, falando sobre as “Maravilhas Geológicas: Caldeiras das Sete Cidades, Serra Devassa, Complexo Vulcânico dos Picos”.

Já para falar de “Cetáceos, uma relação secular”, pelas 18h00, do dia 2 de Março e pelas 13h00, no dia 3 de Março, estará no Stand da AMISM, Rui Rodrigues, sócio e diretor da empresa “Futurismo”. Rui Rodrigues teve desde sempre uma vida ligada ao mar e é conhecido por participar em várias iniciativas ligadas à proteção dos cetáceos e a regulação da sua observação. 

A encerrar o dia 2 de Março, está a apresentação de Hélder Fialho, vogal do conselho de administração da maior casa de espetáculos dos Açores, intitulada de “Coliseu Micaelense – A História de um Século”.

As apresentações dos convidados da Câmara Municipal de Ponta Delgada para a BTL 2018, terminam com as intervenções de Délia Cordeiro, directora executiva da empresa Termas da Ferraria, a 3 de Março, pelas 16h00 e a 4 de Março, pelas 15h00. Durante estes dias, os visitantes vão também ter a oportunidade de desfrutar de alguns momentos de degustação de produtos regionais, nas chamadas “Happy Hour”.