Governo Regional lança novo produto para captar visitantes na época baixa

cesar-jornalistas1Os Açores vão lançar a partir de 1 de Outubro um novo produto turístico para atrair visitantes na época baixa, que incluirá viagem, alojamento e alimentação num único pacote, anunciou ontem o presidente do executivo regional, Carlos César.
O denominado ‘Cartão Açores’, que estará disponível entre Outubro e Março, terá como principal novidade o facto de permitir aos turistas escolher o restaurante que preferirem, não estando obrigados a fazer as suas refeições no hotel onde ficam alojados, como é habitual nos pacotes turísticos em que está tudo incluído no preço.
O ‘Cartão Açores’ incluirá uma espécie de senhas de alimentação, com três tipos de preço, que o turista poderá utilizar no restaurante que escolher, entre aqueles que aderirem à iniciativa.
Este pacote turístico foi apresentado numa reunião que o presidente do Governo Regional e a secretária regional da Economia, Luísa Schanderl, tiveram com empresários do sector turístico da ilha Graciosa, onde foi também anunciado o lançamento do programa ‘65+’, destinado a turistas seniores provenientes dos EUA e Canadá, numa parceria com a SATA.
O novo programa permitirá descontos entre 30 a 40 por cento, mas exige um mínimo de cinco noites de estadia nos Açores.
“Fizemos aqui uma declaração contra a inacção e contra o conformismo”, afirmou Carlos César, salientando a importância de promover a região, procurar novos mercados e oferecer novas tarifas nas passagens aéreas para inverter a actual situação negativa que se vive no sector turístico.
Em declarações aos jornalistas no final do encontro com os empresários turísticos da Graciosa, Carlos César destacou a importância dos investimentos que o executivo tem feito nesta ilha e dos apoios que concedeu ao sector privado, frisando que a Graciosa “triplicou” o número de dormidas nos últimos 15 anos e registou uma “expansão significativa” ao nível da oferta hoteleira.
“A qualificação deste destino turístico é uma das principais razões para que a Graciosa registe este ano um aumento do número de turistas superior à média regional e à média nacional”, frisou.

Embaixador da Alemanha aponta clima e natureza como factores de atracção de turistas do seu país

turismo-aeroportoO embaixador da Alemanha em Portugal, Helmut ElfenKampe, afirmou ontem, em Ponta Delgada, que o clima e as oportunidades de contacto com a natureza são factores especialmente atractivos para a visita de turistas do seu país aos Açores.
“Os Açores são, para muitos alemães, uma região interessante porque têm uma mistura de bom clima durante todo o ano, oferecem a possibilidade de se fazer desporto e de estar perto da natureza”, frisou o diplomata alemão, em declarações aos jornalistas no final de uma audiência com o presidente do Governo Regional, Carlos César.
Para o embaixador alemão, o bom clima e a possibilidade de contacto com a natureza constituem “elementos que cativam os alemães que vão para férias”.
Questionado sobre a aposta do Governo Regional no mercado alemão para a captação de turistas, Helmut ElfenKampe reconheceu que se tem verificado uma tendência nesse sentido.
No encontro com o presidente do executivo açoriano, o diplomata alemão disse também ter tratado de questões relacionadas com a situação económica europeia e portuguesa, sublinhando o “impacto positivo” da cooperação existente entre os dois países.
Nesse sentido, destacou as consequências positivas para economia nacional do aumento das exportações para o mercado alemão.

Dados do turismo na Terceira “continuam a descer”– PSD

O PSD/Terceira alertou ontem para “a contínua descida dos números relativos ao turismo na ilha”, uma realidade “que se vem agravando desde 2008, como se confirma pelos proveitos totais do sector face à realidade regional, com a Terceira a sofrer um decréscimo de 26,3%, e a região a descer 14,2% nos últimos quatro anos”, disse o responsável local pelo partido, António Ventura.
Segundo comunicado de imprensa veiculado pelo PSD/Açores, para este social-democrata, continua a ser “um problema muito próprio da Terceira, e que se continua a verificar este ano, pois comparando também as dormidas por ilha com as variações de Janeiro e Fevereiro de 2011, podemos verificar um acréscimo de 2,2% a nível regional, enquanto a Terceira revela um decréscimo de 19,5%”, explicou.
“Depois de tantos milhões anunciados pelo Governo Regional, ao longo dos últimos anos, a Terceira continua a não valer a sua centralidade numa temática estruturante como é a do turismo”, pelo que se mantém “a ausência da promoção, o elevado preço dos bilhetes e a falta de reconhecimento dessa posição central da ilha. Factores que afectam o desejado desenvolvimento do turismo terceirense”, concluiu António Ventura.

Berta Cabral propõe roteiro das fajãs de S. Jorge para aproveitar potencial turístico da ilha

BERTA CABRAL BISCOITOS SJ 1A líder do PSD/Açores, Berta Cabral, anunciou a criação de um roteiro turístico das típicas fajãs da ilha de São Jorge se os sociais-democratas vencerem as eleições de Outubro para o Parlamento açoriano.
A candidata do maior partido da oposição à presidência do Executivo açoriano nas legislativa regionais alegou que a criação do roteiro das fajãs – socalcos localizados na base da cordilheira montanhosa daquela ilha do Grupo Central do arquipélago - se revela uma forma de por o seu “enorme potencial” ao serviço do desenvolvimento do sector turístico.
Em declarações aos jornalistas na Fajã dos Vimes, a dirigente social democrata precisou que o roteiro que propõe será constituído por uma “rede de casas para alojamento de turismo da natureza, associada a trilhos pedestres, com vivências ligadas às tradições, festas, artesanato e culturas naturais destes microclimas que são as fajãs de São Jorge”.
Berta Cabral classificou as fajãs de S. Jorge como “dádiva da natureza”, sublinhando tratarem-se também de espaços em que se cultivam “produtos que não se encontram em mais nenhuma parte da Europa”, como é o caso do café, na Fajã dos Vimes.
A líder do PSD/Açores considerou também que o turismo é um “sector estratégico” para do desenvolvimento de S. Jorge, garantindo as casas de alojamento de natureza que perspectiva para as fajãs terão por base a recuperação de imóveis já existentes, cuja traça será salvaguardada.

VI Entronização Chá Porto Formoso reúne Confrarias Gastronómicas regionais e nacionais

Ch-Porto-FormosoA VI Entronização da Confraria do Chá Porto Formoso terá lugar no próximo dia 21 de Abril, pelas 15h30 na Fábrica de Chá Porto Formoso. Este ano, para testemunhar a entrada dos novos Confrades, que se irão associar à meia centena dos já existentes, marcarão presença representações de várias Confrarias Gastronómicas regionais e nacionais.
Confrarias como a Confraria do Queijo de S. Jorge, Vinho Verdelho dos Biscoitos, Confraria Gastronómica da Madeira, Confraria Atlântica do Chá e Confraria da Chanfana de Vila Nova de Poiares irão associar-se a Confrarias locais como a da Sopa, a do Ananás e a dos Gastrónomos dos Açores, nesse evento que tem como principal objectivo defender os produtos regionais e a gastronomia tradicional.
Os novos Confrades irão receber o traje e a insígnia da Confraria e assumirão o compromisso de defender a cultura do Chá e o hábito da sua degustação. Haverá também lugar a um discurso de sapiência proferido por Madalena Carrito, Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas. Este ritual será finalizado com um chá convívio.
Ao final da tarde terá lugar a inauguração da Exposição, “Chá em S. Miguel – Cultura e Vivências”, na qual se envolveu na organização e dinamização, em parceria com o Museu Carlos Machado. Esta Exposição estará patente ao público até dia 22 de Julho de 2012, com informação privilegiada sobre o chá, cultura tradicional, tão peculiar e única na Europa.
O dia será finalizado com um jantar convívio, que terá o chá como ingrediente principal, desde as entradas, aos pratos principais e sobremesas..
A confraria do Chá Porto Formoso é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem vindo a reunir estudiosos, apreciadores e amigos do Chá que valorizam este produto tradicional. Tem como principais linhas de acção, a promoção de eventos que valorizam o Chá, nos aspetos gastronómico, turístico, cultural e social.