PSP de Rabo de Peixe deteve mulher com duas plantas de cannabis

pspA Esquadra da PSP de Rabo de Peixe, no decurso de diligências de investigação, apreendeu a um indivíduo do género feminino, de 37 anos de idade, duas plantas de Cannabis Sativa L (foto).

Por sua vez, a PSP das Capelas deteve, na sequência de uma acidente de viação, um indivíduo do género masculino, de 34 anos de idade, por condução de veículo, sob a influência de álcool, com uma TAS de 2.77 g/l.

Durante o dia segunda-feira a PSP dos Açores registou 18 acidentes de viação, dos quais resultaram três feridos ligeiros e danos materiais.

Entretanto, a GNR dos Açores anunciou que levou a efeito um conjunto de operações, na semana de 27 de Agosto a 2 de Setembro, que visaram a prevenção, fiscalização e investigação de infracções tributárias e aduaneiras, a vigilância da costa e do mar territorial, a fiscalização das pescas e a protecção da natureza e do ambiente.

Semana da Juventude nas Noites de Verão de Ponta Delgada

noites verao pdlO programa das Noites de Verão desta semana contempla três noites dedicadas aos mais novos. Trata-se da Semana da Juventude, que terá como palco as Portas da Cidade, com concertos variados e DJ´s.

Assim, na Quinta-feira, 6 de Setembro, com início às 22h30, a Semana da Juventude recebe, nas Portas da Cidade, os Crossfaith, Luís Barbosa Band e DJ MATTI.

Na Sexta-feira, 7 de Setembro, também a partir das 22h30, os mais novos e todo o público em geral poderão apreciar as actuações  de Valério AZ, Ocenaus e DJ André N.

Às 22h30 de Sábado, 8 de Setembro, o palco das Portas da Cidade recebe, ainda no âmbito da Semana da Juventude, os Aspegiic, Banda 8 e DJ Patrícia Leite.

Antes das actuações de 8 de Setembro, integradas na Semana da Juventude, terá lugar, às 20h30, no lado Norte do Largo da Matriz, o concerto pela Sociedade Filarmónica Incrível Aldeiagrandense, de Torres Vedras.

Contudo, o programa das Noites de Verão desta semana não se fica por aqui. Amanhã, 5 de Setembro, a partir das 21h30, regressa a animação itinerante no Centro Histórico, com Humanum, da Associação Tradições.

Por último, no Domingo, 9 de Setembro, às 21h30, nas Portas da Cidade, realiza-se um concerto com Bruno Ávila e “SemprAleste”.

Saliente-se que, no Verão de 2016, um grupo de cinco amigos juntou-se numa sala de ensaios em Assafora, aldeia da freguesia de São João das Lampas, concelho de Sintra.

O objectivo era apadrinhar a estreia da nova aquisição de um deles - viola baixo “Fender V/1967” (edição limitada), mas passados alguns minutos já todos se tinham apercebido que aquele seria apenas o primeiro de muitos ensaios. 

Dois anos e muita estrada depois, eis que os cinco rapazes, agora como “SemprAleste”, nome sugerido por Nelson M (baixista), preparam-se para o primeiro concerto fora de território continental, mais precisamente em Ponta Delgada, no âmbito do programa das Noites de Verão.

O espectáculo servirá também de pretexto para a gravação do primeiro “vídeo-clip” da banda.

Poços de São Vicente interditos a banhos por tempo indeterminado

poços de são vicenteUma contaminação microbiológica está na origem da ordem de interdição a banhos da zona balnear dos Poços de São Vicente Ferreira, em Ponta Delgada.

A informação foi ontem avançada pela Autoridade de Saúde de Ponta Delgada, em comunicado.

No comunicado, o delegado de Saúde de Ponta Delgada, Eduardo da Cunha Vaz, refere que a interdição aos banhos naquela zona será por tempo indeterminado.

Este ano já nasceram nos Açores mais bebés do que no ano passado

recém nascidoEste ano, de Janeiro a Maio, nasceram nos Açores mais bebés do que em igual período do ano passado.

De acordo com dados do SREA, nos primeiros cinco meses do ano nasceram em toda a Região 925 crianças, enquanto que no mesmo período do ano passado tinham sido 864.

De facto, analisando os cinco primeiros meses de 2018 e comparando com igual período de 2017 (ver quadro do SREA), verificou-se um aumento no número de nados vivos (7,1%) e no número registado de óbitos (3,9%).

Assim, o saldo natural para estes cinco meses de 2018, foi menos negativo (-111), que no mesmo período do ano anterior (-133).

Nos óbitos de menos de 1 ano, registaram-se 2 ocorrências neste período, enquanto no ano anterior ocorreram 4 casos.

Nos primeiros cinco meses deste ano nasceram mais homens do que mulheres: 485 homens (461 no ano passado) e 440 mulheres (403 no ano passado).

Também estão a morrer mais homens do que mulheres: 557 homens (526 no ano passado) e 479 mulheres (471 no ano passado).

 

Mais casamentos este ano

 

No que diz respeito aos casamentos: de Janeiro a Maio de 2018 registaram-se 236 casamentos, enquanto que nos mesmos meses de 2017, ocorreram 224 (+5,4%).

Nos divórcios, e comparando 2016 com 2015, verificou-se uma diminuição anual de 19,9%, situando-se nos 635 divórcios em 2016.

Nas separações entre 2015 e 2016, a variação foi nula, tendo havido 3 ocorrências em cada ano.

 

Ribeira Grande, Ponta Delgada, Lagoa e Vila do Porto com saldo natural

 

Entretanto, o concelho da Ribeira Grande é o que apresenta o maior saldo natural dos Açores, sendo mesmo o 8º em todo o país.

A diferença entre o número de nascimentos e de mortes, no ano passado, no concelho da Ribeira Grande, foi de 173, enquanto que em Ponta Delgada, ocupando o 12º lugar em todo o país, foi de 101.

A Lagoa também está bem posicionada no saldo natural, em 23º lugar do país, com mais 38 nascimentos do que mortes em 2017.

Vila do Porto é outro concelho que está entre os 32 concelhos do país com saldo natural, ocupando o 30º lugar, com mais 20 nascimentos do que mortes.

No ano passado o número de concelhos no país com saldo natural demográfico foi de 32, mas há seis anos era o dobro, registando-se a queda de ano para ano.

Três detidos por furtar milho de fábrica de rações

PSP3Três homens foram detidos no passado Sábado, 25 de Agosto, em São Miguel, pela prática do crime de furto. Os três indivíduos, com idades entre os 43 e os 53 anos de idade, foram apanhados, em flagrante delito, a furtar milho no interior de uma fábrica de produção de rações. Um crime realizado em “co-autoria” com um funcionário da fábrica. 

“Na sequência das diligências, procedeu-se à apreensão do milho furtado, bem como do veículo utilizado para o transportar”, informou a PSP.

Durante o fim-de-semana, a polícia deteve ainda um homem de 26 anos por agressões a um agente policial, na Ribeira Grande, e outro, de 44 anos, em Rabo de Peixe, por violência doméstica contra a cônjuge.

Quanto à sinistralidade rodoviária, a PSP registou a ocorrência de 29 acidentes de viação, durante o fim-de-semana, dos quais resultaram dois feridos graves e dois ligeiros.