PSP detém homem e apreende 251 doses de droga em Ponta Delgada

apreensão PSP - 30 Abril13O Comando Regional da PSP anunciou ontem a detenção de um homem, de 28 anos de idade, na passada segunda-feira, por tráfico de estupefacientes, tendo sido apreendidas 6 doses de heroína, 228 dose de liamba, 17 plantas de cannabis, 37 euros em notas e moedas do BCE.
A informação foi avançada no relatório de actividade da PSP que apontou ainda a detenção, nas Capelas, de um homem, de 23 anos de idade, por tentativa de furto em residência.
Em Rabo de Peixe, foi efectuada uma operação de fiscalização rodoviária, tendo sido fiscalizados 18 veículos ligeiros, detectadas duas infracções de natureza contraordenacional por falta de inspecção periódica obrigatória do veículo.
Já no concelho da Povoação, foi igualmente  efectuada uma operação de fiscalização rodoviária, tendo sido fiscalizados 30 veículos e detectadas nove infracções de natureza contraordenacional, nomeadamente por condução de veículo automóvel, sem fazer uso de cinto, falta de colete, por falta de inspecção periódica obrigatória do veículo, falta de triângulo, excesso de lotação e pneus irregulares.
A PSP deteve também, por desobediência, um homem, de 33 anos de idade, por condução de veículo automóvel, apreendido por decisão administrativa.
Relativamente à Divisão Policial de Angra do Heroísmo, no âmbito de actuação da Esquadra da Praia da Vitória, foi detido, um homem, de 35 anos de idade, por condução de um veículo automóvel, sem habilitação legal.
Já na cidade da Horta, na sequência de um acidente de viação (colisão), foi elaborado a um dos condutores, o auto de contraordenação “Muito Grave”, por condução de veículo sob influência do álcool.

Detido autor de furtos nas Velas, em S. Jorge

Foi, na passada segunda-feira, constituído arguido um homem de 37 anos de idade no concelho das Velas, em São Jorge, por diversos furtos no interior de residências e edifícios públicos através de escalamento e arrombamento.
Segundo a PSP, a apreensão surgiu após várias denúncias de furtos, contra desconhecidos, culminando em diligências de inquérito que levaram à identificação dos suspeitos, procedendo-se desta forma a buscas domiciliárias, tendo deste modo sido apreendidos diversos televisores, material audiovisual e uma bicicleta.
O arguido foi sujeito a Termo de Identidade e Residência, estando ainda a decorrer as demais diligências.
Por outro lado, nas Lajes do Pico, a PSP deteve em flagrante delito, um homem de 23 anos de idade, por tentativa de furto no interior de uma residência.
O relatório da Polícia de Segurança Pública apontou ainda a ocorrência de cinco acidentes nas estradas açorianas, dos quais resultaram um ferido ligeiro e danos materiais.

PSP apreende duas viaturas e diversos materiais em exploração agrícola de Rabo de Peixe

psp2A Divisão Policial de Ponta Delgada, através das Brigadas de Investigação Criminal da Esquadra de Rabo de Peixe, no dia 26 de Abril, procedeu à apreensão de diversos materiais numa exploração agrícola.  Segundo avançou a PSP em comunicado, foram efectuadas duas buscas consentidas em explorações agrícolas das quais resultaram a apreensão de dois veículos ligeiros de mercadorias, 13 bidões com a capacidade de 60 litros, contendo gasóleo, perfazendo 780 litros, sete bidões com a capacidade de 25 litros, contendo gasóleo, perfazendo 175 litros, uma bomba eléctrica, sem marca visível, com duas mangueiras acopladas e com vestígios de combustível, uma geradora de cor azul, da marca Heinhell, uma roçadora de costas, de cor laranja, da marca Castor Power 41, um acordeão da marca Elita, de cor preto e branco e respectiva caixa de castanha, um secador de cabelo de cor preto e prata da marca kunft, uma bateria eléctrica própria de vedar animais bovinos, só a parte de cima, de cor amarelo, duas caixas em PVC de cor cinza, próprias de instalação eléctrica e ainda 228 doses de Haxixe.
Foram identificados e constituídos arguidos, quatro indivíduos do sexo masculino, maiores de idade.

Furtos em residências, edifícios comerciais e  públicos

No dia 26 de Abril, a PSP de Angra do Heroísmo, por intervenção dos elementos da Esquadra de Velas, constituiu arguidos dois homens de 37 e 44 anos, por diversos furtos no interior de residências, edifícios comerciais e edifícios públicos através de escalamento e arrombamento.
A apreensão surgiu após várias denúncias de furtos, contra desconhecidos, culminando em diligências de inquérito que levaram à identificação dos suspeitos, procedendo-se desta forma a buscas domiciliárias. Foram apreendidos diversos produtos alimentares e consumíveis no valor de 2.400 euros, ferramentas eléctricas, entre outras de valor elevado, material áudio visual, armas brancas e uma arma de ar comprimido.
Os arguidos foram sujeitos a Termo de Identidade e Residência, estando ainda a decorrer as demais diligências.

Cinco armas apreendidas na Horta

A Divisão Policial da Horta, através da Esquadra da Intervenção e Fiscalização Policial, no dia 24ABR2013, na sequência de operação de fiscalização de armas, realizada nas freguesias de Feteira e Salão, apreendeu, 30 cartuchos, 5 espingardas e os respectivos livretes, sendo que, duas delas e 30 cartuchos, foram apreendidas no âmbito de um processo crime, por violência doméstica e outras três, pelo facto do seu proprietário ter falecido e não ter sido efectuado o respectivo processo de mórtis causa.
No dia 28 de Abril, foram detidos, em Ponta Delgada, quatro homens, de 39, 47, 48 e 58 anos de idade, por condução de veículo automóvel, sob a influência de álcool.
Já em Vila Franca do Campo, a PSP prendeu um homem, de 29 anos de idade, por condução de veículo automóvel, sem habilitação legal.
No concelho de Lagoa, no âmbito do combate ao consumo e tráfico de estupefacientes, foram abordados dois indivíduos, maiores de idade, por posse de estupefacientes, tendo sido apreendidas a 5.7 doses de haxixe.
Relativamente à Esquadra da Ribeira Grande, no decurso de diligências de investigação por furto em interior de estabelecimento de ensino, foi identificado, um menor de 11 anos de idade, suspeito da prática de vários furtos no decorrer deste ano. Das diligências resultou a apreensão de diversos artigos informáticos, bem como material escolar, que se encontrava guardado na residência do mesmo e de um outro familiar, com a anuência dos mesmos, ascendendo o valor de 1500 euros.

Governo regional lança debates no arquipélago sobre Estratégia do Mar

marO Governo Regional dos Açores está a promover debates nas nove ilhas açorianas sobre a proposta de Estratégia Nacional para o Mar para “a ampla participação da sociedade” naquele instrumento para o período 2013-2020.
Os debates, promovidos pela secretaria regional dos Recursos Naturais, através da direcção regional dos Assuntos do Mar, começaram na ilha de São Jorge, na última sexta-feira, enquanto que a próxima sessão está marcada para 02 de Maio no Pico.
De acordo com o executivo açoriano, em São Jorge foi abordada a proposta de Estratégia Nacional para o Mar por parte da direcção regional dos Assuntos do Mar,  tendo o evento contado ainda com as intervenções dos presidentes do Clube Naval de Velas, do Conselho de Administração da Fábrica de Santa Catarina e da Associação de Pescadores daquela ilha, seguindo-se um período de debate.
“A Estratégia Nacional para o Mar é a proposta de instrumento de política pública que apresenta a visão de Portugal para o período 2013–2020, no que se refere ao modelo de desenvolvimento assente na preservação e utilização sustentável dos recursos e serviços dos ecossistemas marinhos, apontando um caminho de longo prazo para o crescimento económico, inteligente, sustentável e inclusivo, assente na componente marítima”, sublinha uma nota do executivo açoriano.
O Governo açoriano frisa, por isso, a importância da participação da sociedade na formulação desta estratégia, frisando que “a concretização e os resultados desta política, transversal e multissetorial, dependem do envolvimento dos agentes públicos e privados”.
Os documentos sobre a proposta de Estratégia Nacional para o Mar estão acessíveis a partir do Portal do Governo na internet em (http://mar.srrn.azores.gov.pt) e a consulta pública termina a 31 de maio, refere o Gabinete de Apoio à Comunicação Social do governo regional.

PJ detém rapariga no aeroporto de Ponta Delgada com mais de 10 mil doses de droga

Aeroporto de Jo--o Paulo IIA Polícia Judiciária (PJ) anunciou ontem a detenção de uma jovem no aeroporto de Ponta Delgada, em São Miguel,  suspeita de tráfego de droga e a apreensão de heroína suficiente para preparar 10.020 doses.
Segundo o Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada da PJ, “a jovem de 19 anos, detida no Aeroporto João Paulo II, embarcou em Lisboa e trazia dissimulado na sua bagagem de porão uma embalagem de heroína”.
A PJ adiantou ainda, em comunicado, que a jovem, “estudante, natural e residente na área metropolitana de Lisboa, integrava uma rede de narcotráfico com ligações ao continente”.
A detenção ocorreu na sequência de “uma operação no âmbito de prevenção/combate ao narcotráfico”.
A PJ acrescentou que a jovem vai ser sujeita a primeiro interrogatório judicial para aplicação das adequadas medidas de coacção.

Nordeste recebe Fórum da Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo

priolo1O Fórum Permanente da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) nas Terras do Priolo vai reunir amanhã, 29 de Abril, às 14h00, no Centro Municipal de Actividades Culturais da Vila do Nordeste.
No evento, as primeiras 15 empresas aderentes aos princípios da CETS e à Marca Priolo vão assinar os termos de compromisso referentes às acções que se propõem desenvolver em prol da conservação da natureza e da prática de um turismo sustentável neste território, segundo avançou o Gabinete de apoio à Comunicação Social, do executivo açoriano.
O grupo integra agências de viagens, empresas de alojamento turístico, restauração, animação turística e artesanato, além de uma Instituição Particular de Solidariedade Social.
A “Marca Priolo”, registada pelo Governo dos Açores, foi criada no âmbito do Projecto LIFE Laurissilva Sustentável e na sequência do Projecto LIFE Priolo, desenvolvido pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, em parceria com a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direcção Regional do Ambiente.
A “Marca” pretende ser um selo de qualidade para as empresas que estabeleçam parcerias com a conservação e divulgação do Parque Natural de Ilha de São Miguel, nos concelhos de Nordeste e Povoação, potenciando vantagens em termos ambientais, económicos e sociais.
A adesão à “Marca Priolo” e à Carta Europeia de Turismo Sustentável permite aos parceiros utilizar o selo da Marca, distinguindo-os pelo trabalho desenvolvido em prol da conservação da natureza, além de favorecer a sua divulgação em rede.
A Carta Europeia de Turismo Sustentável é uma ferramenta desenhada, avaliada e certificada pela Federação EUROPARC, que tem o intuito de promover o desenvolvimento de um turismo sustentável em áreas protegidas.
As Terras do Priolo, com quase metade do seu território inserido no Parque Natural de ilha de São Miguel, viram a sua candidatura a esta Carta aprovada em resultado do trabalho de uma equipa constituída por elementos das Direcções Regionais do Ambiente, dos Recursos Florestais e do Turismo, da Câmara Municipal de Nordeste, da SPEA e da ASDEPR - Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural .
O Fórum, onde será apresentado o trabalho desenvolvido em 2012 no âmbito da CETS das Terras do Priolo, assim como o site “Terras do Priolo”, é aberto a todos os interessados.