Segréis de Lisboa na Temporada de Música 2012

A Temporada de Música Açores 2012, uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Direcção Regional da Cultura, assinala a passagem dos 40 anos de carreira dos Segréis de Lisboa, com a realização de dois concertos de música antiga, que terão lugar nos próximos dias 19 de abril, pelas 21h30, na Igreja do Colégio em Ponta Delgada, e 21 de Abril, pelas 20h30, na Igreja Matriz da Horta.
Os Segréis de Lisboa têm tido um papel fundamental na divulgação da música portuguesa e espanhola desde o século XV até inícios do século XIX, e já realizaram concertos por toda a Europa, Estados Unidos, Brasil, Extremo Oriente, Índia e Bolívia, onde obtiveram o maior sucesso junto do público.
Os Segréis de Lisboa comemoram este ano os seus 40 anos de carreira, trazendo aos Açores um programa de Música Ibérica do Renascimento, que se divide em duas partes: a primeira, dedicada à Música para o Teatro de Gil Vicente (século XVI) e a segunda, cujo título é Música no Tempo de Camões, também direcionada para o repertório do mesmo século.
Fundado em 1972 pelo alaúdista e musicólogo Manuel Morais que, em 1991, foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, este agrupamento é constituído pelo seu director artístico, Manuel Morais (aláude), Ana Leonor Pereira (soprano), Joana Amorim (flautas) e Miguel Ivo Cruz (viola da gamba).
Para além dos concertos, Manuel Morais participará ainda, no dia 19 de abril, no Colóquio Internacional «Camões e os seus Contemporâneos», organizado pela Universidade dos Açores. A Temporada de Música 2012 tem como director artístico Emanuel Frazão.

XXI Gala Regional Caravela D’ouro leva 12 pequenos cantores à Povoação

caravela-douro-1

Decorre no próximo sábado, dia 21 de Abril, pelas 20h30, no Gimnodesportivo da Vila da Povoação a XXI Gala Regional dos Pequenos Cantores Caravela D’ouro que irá contar com a participação de 12 concorrentes, com idades compreendidas entre cinco e dez anos, oriundos dos concelhos da Povoação, Vila Franca do Campo, Ponta Delgada bem como com os representantes dos Festivais Infantis das ilhas do Pico, Terceira e Flores.
Os pequenos cantores irão ser acompanhados musicalmente pela Orquestra Ligeira da Câmara Municipal da Povoação, sob a direcção de orquestra e orquestração do Maestro Paulo Rodrigo assim como por um coro composto por 35 crianças oriundas de várias freguesias do Concelho da Povoação, sob a direcção da Maestrina Cília Barros.
O júri da XXI Gala Regional dos Pequenos Cantores Caravela D’ouro será presidido por João Pedro Resendes, seguindo-se Luis Alberto Bettencourt, Liliana Rodrigues, Cândida Amaral, Vasco Pernes, Nancy Mota Franco e Paulo Pimentel.
A XXI Gala Regional dos Pequenos Cantores Caravela D’ouro irá contar ainda com as participações especiais dos representantes do Festival Infantil da Ilha das Flores, Festival Sol Menor da Ilha Terceira, Festival Infantil Baleia de Marfim das Lajes do Pico, e ainda com a participação do vencedor da Gala Caravela D’ouro de 2011.
A iniciativa conta com a organização conjunta da Câmara Municipal da Povoação e de uma Comissão Organizadora. A apresentação a XXI Gala Regional dos Pequenos Cantores Caravela D’ouro, que representa já uma grande tradição musical no arquipélago dos Açores e que promove e enobrece a música e a cultura junto dos mais novos, será feita pela povoacense Cândida Cosme.