Primeira cientista a desembarcar na Ilha Nova dos Capelinhos homenageada em livro

Vulcão dos CapelinhosO Observatório VulcanológIco e Geotérmico dos Açores (OVGA) vai lançar a 27 de Setembro um livro de homenagem a Raquel Soeiro de Brito, cientista que conseguiu ser o primeiro elemento científico a desembarcar na recém-aparecida Ilha Nova dos Capelinhos, no fim de Setembro de 1957, junto ao Faial.

A obra contém fotografias, ainda inéditas, de diversas entidades, nomeadamente uma colecção do major da USNavy Alan Leslie, oferecida a Victor Hugo Forjaz, responsável pelo OVGA, para edição adequada. 

A homenageada virá de Lisboa para o lançamento do livro, ocasião em que será exibida uma curta-metragem com o historial da erupção, cartografada pelo engenheiro Frederico Machado e seus colaboradores.

Recorde-se que a proximidade do novo vulcão à costa faialense (menos de 1 quilómetro) , as acessibilidades e as comunicações telegráficas então conjugadas, tornaram Capelinhos um vulcão muito atractivo. Revistas célebres, como a “Paris Match “ e a “National Geographic”, mandaram os seus melhores fotojornalistas para o Faial, ilha ainda sem aeródromo, visando descrever e registar imagens de vulcão aguardado desde há meses, tais as crises sísmicas que o precederam. Iniciou-se em Maio de 1957 um processo de migração de sismos desde o vale dos Flamengos até ao extremo do Capelo, onde existia uma estação baleeira repleta de homens do Faial e do Pico.

Ocorreram diversos episódios aventurosos, com cientistas e jornalistas digladiando-se perante o crescimento e desaparecimento de ilhotas e os perigos de bombardeamento que se sucediam. A situação geológica estabilizou em Novembro de 1957 e apenas terminou a 24 de Outubro de 1958, em plena fase terrestre (um belo cone de bagacinas, de blocos e de bombas).

Artesanato da Lagoa promovido em feira no Algarve

artesão lagoa - FATACILO cesteiro Alcidio Andrade e o bonecreiro João Arruda estão a participar na Fatacil, em Lagoa, no Algarve, que está a decorrer desde o dia 17, finalizando no próximo dia 26 de Agosto. Uma iniciativa que surge no âmbito da geminação estabelecida entre os dois concelhos e que visa a valorização das tradições artesanais dos Açores, como a cestaria e a arte bonecreira, duas artes características açorianas, em particular da freguesia de Água de Pau e da cidade de Lagoa.

De referir que, a FATACIL - Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa surgiu em 1980, com a 1ª Feira Regional de Lagoa, considerada uma iniciativa pioneira ao nível de certames empresariais no Algarve, num período em que o Turismo começou a ser o principal motor económico da região, favorecida pela localização da cidade de Lagoa, no centro litoral algarvio, junto ao seu principal eixo rodoviário, factores que contribuíram para o sucesso imediato e o rápido crescimento da FATACIL, que passou a ser considerada, desde finais dos anos 80, como a maior feira de actividades económicas do Sul de Portugal.

A FATACIL integra, além das grandes áreas de exposição de Agricultura, Comércio, Indústria, Artesanato, Gastronomia, complementos de animação de excelente qualidade, com destaque para os concertos musicais, com artistas do top nacional, os espectáculos de arte equestre, as actuações de ranchos folclóricos e de outros interpretes genuínos da cultura portuguesa, que fazem da FATACIL o principal palco no roteiro de animação turística do verão algarvio.

 

Navio-escola Sagres navega nos Açores e abre a visitas no porto de Ponta Delgada

capa 22 aa Navio Escola SagresApós cumpridos 21 dias de navegação desde que largou da Colômbia, cruzando o Mar das Caraíbas e parte do Oceano Atlântico, o navio chegou aos Açores.

Com o intuito dos cadetes do 2º ano da Escola Naval, que se encontram a realizar a sua Viagem de Instrução, praticarem navegação costeira o navio navegou nas proximidades da ilha das Flores e do Corvo, seguindo-se o grupo central: Faial, Pico e São Jorge e por fim Terceira, onde o navio fundeou na manhã do dia 17 de Agosto.

No passado Sábado o navio atracou no porto da Praia da Vitória (Terceira) onde permanecerá até hoje. De seguida rumará ao grupo oriental, estando previsto atracar no dia 22 no porto de Ponta Delgada (S. Miguel).

A viagem de instrução dos cadetes do 2º ano da Escola Naval terminou no passado dia 18 de Agosto, e Domingo iniciaram a viagem de instrução 57 cadetes do 1º ano da Escola Naval, aos quais se juntam cinco cadetes convidados de Marinhas amigas (Brasil, Marrocos, Tunísia e Ucrânia).

O navio abre a visitas no dia 22 de Agosto nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, das 14h00 às 16h00.

O navio-escola Sagres é comandado pelo Capitão-de-fragata António Manuel Maurício Camilo, que conta para esta missão com uma guarnição de 127 militares aos quais acresce os cadetes em viagem de instrução.

Detido por abuso sexual de criança em Ponta Delgada

PJ1A Polícia Judiciária (PJ) anunciou ontem a detenção, através do Departamento de Investigação Criminal, de um homem pela presumível prática do crime de abuso sexual de uma criança.

Segundo avançou a PJ, em comunicado, os abusos ocorreram “há cerca de uma semana”, no concelho de Ponta Delgada.

O suspeito, já com antecedentes pelo mesmo tipo de crime, ter-se-á “aproveitado da confiança resultante do facto de ser conhecido e vizinho da família da criança, para a abordar na rua e levar para um terreno arborizado, nas imediações da residência, onde a veio a molestar sexualmente”.

O detido, com 46 anos de idade e reformado, foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida coactiva de prisão domiciliária.

 

Solenidade da Assunção da Virgem Maria assinalada hoje em todas as paróquias

nossa senhora dos anjos agua de pauA Solenidade da Assunção da Virgem Maria, celebrada em todo o mundo católico, tem como expoentes máximos na Diocese de Angra as festas em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria e as festas em honra de Nossa Senhora dos Anjos, padroeira da Vila de Água de Pau, no concelho da Lagoa, na ilha de São Miguel.

Em Santa Maria, esta solenidade coincide com o feriado municipal assim definido por ter sido o dia da descoberta da ilha.

Em São Miguel, a missa solene em honra de Nossa Senhora dos Anjos, às 12h30, será presidida pelo bispo D. Wieslaw Spiewak, da diocese de Hamilton na Bermuda e a procissão realiza-se às 17h30, com a participação de 10 bandas filarmónicas. Esta procissão é, a seguir à procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres, a segunda maior da ilha. Durante a procissão de 14 andores, enfeitados pelas famílias da comunidade, a imagem da Senhora dos Anjos percorre as principais ruas da freguesia e vai recebendo ofertas em dinheiro, atirado em argolas, decoradas com flores, que são enfiadas no braço da imagem que está erguido na vertical.

Ainda em São Miguel há, neste dia, mais três festas em honra das padroeiras: na Fajã de Baixo, em Ponta Delgada, honra-se Nossa Senhora dos Anjos, com missa e procissão e na Ajuda da Bretanha, honra-se Nossa Senhora da Ajuda que, com o mesmo nome é também festejada nos Fenais da Vera Cruz!

Também na ilha Terceira há três paróquias que hoje acolhem a festa da padroeira: Nossa Senhora da Guadalupe, na Agualva; Nossa Senhora das Mercês na Feteira e Nossa Senhora do Pilar, nas Cinco Ribeiras. Também no Faial, a Praia do Almoxarife recebe a festa de Nossa Senhora da Graça. Nas Flores e no Corvo a Solenidade assume um cariz importante com a festa de Nossa Senhora dos Milagres que contará com as pregações do diácono Heriberto Brasil.

A importância do culto a Nossa Senhora, por parte dos católicos, reside na convicção de que  Maria tem uma “missão de intercessão e salvação”, pois  “Nossa Senhora ao ser assunta ao Céu fica mais próxima de seus filhos aqui na terra, intercedendo por eles junto a Jesus, e torna-se um sinal luminoso da vida futura que esperamos” como  referiu  a seu tempo o actual papa emérito  Bento XVI.

Este ano a igreja celebra o 68º aniversário da definição solene do Dogma da Assunção de Nossa Senhora em Corpo e Alma ao Céu (Constituição Apostólica “Munificentissimus Deus”, 1 de Novembro de 1950).