Rui Bettencourt participa no II Encontro de Investidores da Diáspora

Rui Bettencourt1O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas participa, em representação do Presidente do Governo dos Açores, no II Encontro de Investidores da Diáspora, que decorre em Viana do Castelo hoje e amanhã.

Rui Bettencourt, que nesta deslocação se faz acompanhar pelo Director Regional das Comunidades, Paulo Teves, e por Arnaldo Machado e Luis Leal da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), está presente na sessão de abertura do encontro, que tem hoje lugar, às 9h30, na qual intervirão o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, e o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa.

Já no Sábado, às 14h30, o titular da pasta das Relações Externas profere uma intervenção no Painel “Outras realidades: Regiões, Autarquias, Cooperação Regional e Transfronteiriça”, em que também participam o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, o Secretário Regional da Educação do Governo Regional da Madeira, Jorge Carvalho e o representante da Junta da Galiza, Director do Instituto Galego de Promoción Económica-IGAPE, Juan Cividanes Roger, e que terá como moderador o jornalista Vitor Pinto.

Sob o lema ‘Conhecer para Investir’, este II Encontro conta com mais de três centenas de participantes, entre os quais se destacam empresários, câmaras do comércio, responsáveis municipais e agentes ligados aos investimentos e à internacionalização.

Este encontro pretende valorizar a importância económica da Diáspora e a dimensão estratégica do mercado global que representa, bem como proporcionar um ambiente favorável ao networking e à partilha de experiências, além da identificação de afinidades, conhecimento e lançamento de bases para futuras parcerias.

Constituído por cinco painéis, que enquadrarão políticas estratégicas sectoriais e de transferência de conhecimentos essenciais aos investidores, nos mesmos serão abordadas temáticas como as oportunidades, instituições e instrumentos de apoio ao investimento ou a participação em rede, níveis e modelos de organização económica. Haverá ainda lugar a painéis de informação e divulgação, nos quais serão expressos e demonstrados projectos e propostas de diversas áreas e interesses.

Além dos diversos painéis e respetivos espaços de debate, haverá também mini stands de entidades promocionais, produtos locais e regionais, entre outros, nos quais os Açores também marcarão presença com um espaço onde estarão representados a Sociedade Empresarial para o Desenvolvimento dos Açores (SDEA) e a Direcção Regional de Turismo, para dar a conhecer o arquipélago e os programas de incentivos e apoios existentes na Região.

O II Encontro de Investidores da Diáspora é organizado pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas/Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, que acolhe esta iniciativa que tem lugar no Forte de Santiago da Barra.

Passagem de ano com fogo-de-artifício no Nordeste

Nordeste - fogo de artificioA Câmara Municipal do Nordeste apostou no regresso dos festejos de Passagem de Ano à sede do concelho.

Segundo adiantou o município, do programa comemorativo constam algumas horas de animação musical, um pequeno espectáculo de fogo-de-artifício e a oferta de espumante para brindar a entrada do novo ano.

A animação musical, a arrancar pelas 22h00, estará a cargo da Banda.Com, em duo, e do dj Pedro Almeida, tendo-se associado ao ambiente festivo alguns bares e instituições do concelho.

O programa comemorativo do município decorrerá no Jardim do Município. 

 

Projecto 100% Sabor desafia produtores dos Açores

100SaborFoi lançado no passado mês de Novembro a primeira edição do projecto 100% Sabor. Trata-se de um selo nacional, criado a pensar nos consumidores portugueses para premiar sabores de excelência. Não só os sabores mais conhecidos, das grandes marcas, mas também as iguarias de produtores regionais e levá-los à mesa de todos os portugueses. 

Lúcia Dias, criadora do projecto, explica que “uma das nossas ambições com o projecto é chegar aos produtores regionais. Sabemos que temos produtores de elevada qualidade, mas que pelas suas estruturas mais pequenas, não conseguem chegar ao grande público, um dos nossos intuitos é descobrir e revelar estes “tesouros” regionais, pô-los à prova e dar-lhes o devido destaque”.

Por este motivo e uma vez que, de acordo com a organização, este projecto foi criado a pensar na riqueza gastronómica nacional, o 100% Sabor desafia assim os produtores alimentares dos Açores “a mostrar que alguns dos melhores sabores de Portugal estão nas suas ilhas”.

O júri 100% Sabor será o próprio consumidor que, através de provas cegas, testará produtos, sem qualquer identificação de marca, para que o veredicto final seja o mais imparcial possível, tendo por base a experiência gustativa.

Os produtos que receberem a melhor classificação (num patamar mínimo de 7 valores em 10) ganharão o selo 100% Sabor, que poderão utilizar nos seus rótulos até à edição seguinte, dando ao consumidor a referência de qualidade e aprovação dos seus pares. 

100% Sabor é o primeiro selo nacional de certificação alimentar e visa dar a palavra ao consumidor para premiar os sabores de excelência em Portugal.

 

Pais Natal desfilam hoje na Ribeira Grande

DEsfile pais natal - Ribeira GrandeCerca de duas mil crianças e jovens vão participam hoje, a partir das 10 horas, no desfile de Pais Natal, na Ribeira Grande.

Vão marcar presença na iniciativa, que vai percorrer a Rua Direita, várias instituições, desde o CASA Bernardo Silveira Estrela, o Centro de Bem-Estar Ferreira Cabido, a Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande (creche Despertar, centro paroquial da Ribeira Seca e centro de atividades ocupacionais) e as escolas Gaspar Fructuoso, Santa Bárbara, Ribeira Seca, Foros, Ribeirinha e a secundária e profissional da Ribeira Grande.

Segundo informa a autarquia, o desfile será animado pelos Fungis, Ticosi e Move Dance. No final, na escadaria da igreja Matriz, terá lugar a tradicional fotografia de grupo.

“Esta iniciativa cheia de cor (onde sobressai o característico vermelho), brilho e muito entusiasmo pretende proporcionar um final de ano diferente às crianças e jovens do concelho da Ribeira Grande, merecendo também especial atenção por parte dos pais que não dispensam marcar presença neste evento”, destaca o município em nota.

 

PSP detém suspeito de roubo de mala por esticão no Dia das Montras

PSP3A Polícia de Segurança Pública (PSP), através de membros da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da  divisão de Ponta Delgada, deteve o alegado autor de um “roubo por esticão de uma mala”.

Segundo foi avançado no relatório de actividade da PSP, o homem foi detido no passado dia 8 de Dezembro, dia das Montras.

A mesma fonte dá conta da detenção, na Ribeira Grande, de um indivíduo do sexo masculino, com 41 anos de idade, por violência doméstica e resistência e coacção a agentes da autoridade.

Já nas Capelas, foram detidos dois homens, de 27 e 36 anos de idade, por injúrias e ameaças a agentes da PSP. Pelo mesmo motivo, outro homem, de 43 anos, foi detido em Ponta Delgada.

No mesmo relatório, a PSP dá conta da detenção de três condutores alcoolizados na ilha de São Miguel, durante o fim-de-semana. 

 

Dois detidos por tráfico de droga na Terceira

 

Entretanto, na ilha Terceira, foram detidos dois indivíduos pela prática do crime de tráfico de estupefacientes. O primeiro, de 30 anos de idade, foi detido em Angra do Heroísmo, no dia 9 de Dezembro, após terem sido apreendidas 36 doses de haxixe.

O segundo, de 21 anos de idade, foi detido na Praia da Vitória, na madrugada do dia 10, por intervenção de elementos das Esquadras da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo. Foram lhe apreendidas 125,6 doses de haxixe.

Quanto à sinistralidade rodoviária, entre os dias 7 e 10 de Dezembro, a PSP dá conta da ocorrência de 24 acidentes de viação no arquipélago, dos quais resultaram um ferido grave, seis ligeiros e danos materiais.