Ponta Delgada prepara-se para receber milhares de pessoas para as Festas do Espírito Santo

espírito santo - foliõesAs Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, iniciativa da Câmara Municipal vão levar milhares de pessoas à maior cidade açoriana.

A XV edição destas grandes festividades tem início já esta Quinta-feira, 5 de Julho, com a conferência inaugural, pelo Bispo D. Ximenes Belo, Prémio Nobel da Paz, na Igreja Matriz de São Sebastião.

A anteceder a conferência, subordinada ao tema “Espiritualidade Cristã”, serão inauguradas as exposições de fotografia “Divino em Objectiva 2017”, da AFAA, e “Festas do Império do Divino Espírito Santo de Alenquer 2018”, nas imediações da Igreja Matriz, respectivamente.

Após a conferência de D. Ximenes Belo, e ainda na Igreja Matriz, terá lugar um recital por professores e alunos do Conservatório Regional de Ponta Delgada.

Na Sexta-feira, 6 de Julho, às 18h30, também na Igreja Matriz de São Sebastião, proceder-se-á ao lançamento do livro “Missionários Açorianos em Timor”, de D. Ximenes Belo, realizando-se a já tradicional Mudança da Bandeira do Divino Espírito Santo (do Centro Municipal de Cultura aos Paços do Concelho), às 20h00, acompanhada pela Banda Filarmónica Minerva (Ginetes).

Segue-se o desfile da charanga dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, na Praça do Município, a abertura do Quarto Espírito Santo, no Salão Nobre, o concurso de massa sovada (o júri convidado é a Confraria dos Gastrónomos dos Açores), no edifício principal da Câmara, e a Bênção da despensa do Espírito Santo, na tenda das Portas da Cidade.

Após a Bênção, realiza-se a arrematação da massa e do pão, ainda na tenda das Portas da Cidade, ao que se segue a abertura dos Quiosques de Solidariedade Social, no lado sul da Igreja da Matriz, a abertura do bazar de artesanato dos Centros de Idosos do Concelho, no mesmo local, e o concerto, pelas 22h30, da Banda Minerva, no coreto junto às Portas da Cidade.

No Sábado, 7 de Julho, a partir das 09h00, terá lugar a distribuição das 55 pensões por Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, procedendo-se, depois, pelas 11h30, à inauguração do Triato do Espírito Santo, no coreto do Campo de São Francisco.

A partilha popular das mais de 13.000 Sopas do Espírito Santo, no Campo de São Francisco tem início marcado para as 12h00, realizando-se o tradicional Cortejo Etnográfico das 24 freguesias do concelho, na Avenida Infante D. Henrique, a partir das 15h00.

O cortejo deste ano integra 27 carros de bois, 57 carros alegóricos, 18 folias, 4 agrupamentos musicais e duas carrinhas com massa sovada.

Pelas 19h30, no Quarto do Espírito Santo (Salão Nobre), tem início a Recitação do Terço Cantado.

Ainda no Sábado, às 21h00, actuará o Grupo de folias do Espírito Santo da Covoada, no coreto junto às Portas da Cidade, e, pelas 22h00, o Agrupamento Musical “Brumas da Terra”, na Praça do Município.

O dia maior das Festas, Domingo, 8 de Julho, tem início com a Missa da Coroação, às 09h30, animada pelo Coral de São José, no Largo da Matriz. Às 11h00, nas Portas da Cidade, será distribuído o Bodo de Leite e, às 16h00, começa a Grande Coroação dos Impérios do Espírito Santo do concelho de Ponta Delgada.

A Grande Coroação integra 74 coroas e 88 Bandeiras, além de 11 bandas filarmónicas e as delegações convidadas, nomeadamente Casa do Triângulo, elementos dos Estados Unidos da América e Canadá, bem como o Grupo de Inclusão Social.

Como habitualmente, a Coroação sai do Campo de São Francisco, seguindo pela rua Luís Soares de Sousa, Largo Dr. Manuel Carreiro, Avenida Infante D. Henrique, rua da Fonte, rua Ernesto do Canto, rua dos Mercadores e Praça do Município.

Às 20h30 de Domingo, 8 de Julho, grupos de Cantigas ao Desafio sobem ao coreto situado em frente às Portas da Cidade, enquanto às 22h00 terá lugar o concerto dos Myrica Faya (da ilha Terceira), na Praça do Município.

 

Arroz doce começa a ser preparado hoje

 

É já esta Quarta-feira que o grupo de senhoras dos Fenais da Luz e várias funcionárias da autarquia de Ponta Delgada, começam a preparar o arroz doce que, conjuntamente com a massa sovada, vai ser servido Sábado, no Campo de São Francisco, depois das mais de 13.000 Sopas do Espírito Santo.

No total, são 275 quilos de arroz, mais 275 quilos de açúcar e 275 unidades de limão dos Açores, bem como 285 dúzias de ovos, 90 pacotes de manteiga e 8 quilos de canela. Isto sem contar com os restantes ingredientes necessários à confecção desta especialidade da doçaria tradicional.

O arroz doce está a ser confeccionado nas cozinhas do Coliseu Micaelense e ficará condicionado em arcas frigoríficas até ao dia da partilha. 

 

Actividade sísmica mantém-se acima dos valores de referência em São Miguel e na Terceira

sismoO Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) deu ontem conta que a actividade sísmica na parte central da ilha de São Miguel, na área compreendida entre o Vulcão do Fogo e o Vulcão das Furnas, que se iniciou a 15 de Junho, se mantém acima dos valores de referência.

Os sismos registados têm baixa magnitude, maioritariamente inferior a 1,0 na escala de Richter, tendo o sismo mais energético atingido a magnitude 2,3 nesta escala.

O CIVISA informa ainda que a actividade sísmica na parte central da ilha Terceira, mais concretamente na área do Vulcão do Pico Alto, que se iniciou a 27 de Junho, também se mantém ligeiramente acima dos valores de referência.

Os sismos registados têm baixa magnitude, tendo o sismo mais energético ocorrido a 27 de Junho, às 02h41, com magnitude 2,7 na escala de Richter.

Este evento teve epicentro a quatro quilómetros a sul dos Biscoitos e foi sentido com intensidade máxima III/IV na escala de Mercalli Modificada nos Biscoitos, concelho da Praia da Vitória, e intensidade III em Angra do Heroísmo.

Tendo em atenção que a actividade sísmica nas áreas mencionadas se mantém estável, mas acima dos valores normais, o CIVISA continuará a acompanhar a situação e emitirá novo comunicado caso a situação se altere.

GNR apreendeu 73 quilos de goraz por fuga à lota em Ponta Delgada

GNRA Guarda Nacional Republicana (GNR), em colaboração com a Inspecção Regional das Pescas, apreendeu no passado dia 28 de Junho, 73 quilos de pescado, na ilha de São Miguel.

“No decorrer de uma acção de fiscalização, no âmbito da fuga à lota no porto de pesca de Ponta Delgada, foram detectados e apreendidos 73 quilos de goraz, em virtude de terem excedido os valores de cota permitidos para a pesca desta espécie”, anunciou ontem a GNR, em comunicado. Foi identificado um homem de 42 anos e elaborado o respectivo auto de contraordenação.

Rui Luís afirma que descida dos indicadores da obesidade infantil deve-se aos nutricionistas

rui luis obesidade infantilO Secretário Regional da Saúde afirmou ontem, em Angra do Heroísmo, que a melhoria dos indicadores ao nível da obesidade infantil se deve em muito à presença de nutricionistas em todos os centros de saúde dos Açores.

“A dotação de nutricionistas, em 2009, nos Cuidados de Saúde Primários foi uma aposta do Governo Regional, inovadora no contexto nacional, com resultados em termos de saúde pública”, frisou Rui Luís no final de uma reunião com a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, destacando as melhorias registadas em “alguns indicadores na área da obesidade infantil”.

O Serviço Regional de Saúde conta actualmente com 30 nutricionistas, dos quais 18 nos cuidados de saúde primários e 12 nos hospitais, sendo a única região do país com cobertura total destes profissionais nos centros de saúde.

De acordo com os dados divulgados em Maio do sistema de vigilância que analisa o estado nutricional infantil, COSI Portugal (Childhood Obesity Surveillance Initiative/Word Health Organization Regional Office for Europe), as prevalências de excesso de peso e de obesidade infantil diminuíram nos Açores entre 2008 e 2016.

Segundo o estudo realizado a nível nacional, a obesidade infantil foi mais prevalente nas crianças com oito anos, situando-se nos 31% nos Açores.

Para Rui Luís, o papel dos nutricionistas tem sido fundamental na abordagem à problemática da obesidade pela proximidade que têm com a população, salientando que há outras medidas a implementar com o contributo destes profissionais.

“Não são ainda estes os indicadores que gostaríamos de ter na Região, daí a implementação do Programa Regional para a Promoção da Alimentação Saudável, um programa para ter resultados a médio e longo prazo”, frisou o titular da pasta da Saúde.

Este programa, que esteve em consulta pública durante o mês de Março, depois de ter sido validado pelo Conselho Regional de Saúde, prevê acções para implementar ao longo dos próximos anos.

“Há um conjunto de acções que iremos implementar ao nível da informação e promoção de hábitos de vida saudáveis, como o estímulo ao consumo de fruta e vegetais, de modo a melhorarmos a qualidade da alimentação“, adiantou Rui Luís.

O Programa Regional para a Promoção da Alimentação Saudável será articulado com outras entidades, entre as quais as secretarias regionais da Educação, da Agricultura e das Pescas.

Rui Luís adiantou que “a implementação deste programa irá determinar as necessidades de nutricionistas na Região nos próximos anos”.

Jovem bisneto de açorianos recandidata-se a deputado estadual nos EUA

Dylan Fernandes(NEW BEDFORD, EUA) - O senador democrata Edward Markey, de Massachusetts, deslocou-se no passado fim de semana a Martha’s Vi­neyard para participar nu­ma campanha de angaria­ção de fundos para o de­putado estadual Dylan Fer­nandes, democrata de Woods Hole. 

O convívio teve lugar Domingo, no Portuguese-American Club, em Oak Bluffs. 

Fernandes, 28 anos, é um luso-ame­ricano de quarta geração. 

Os bisavós vieram dos Açores e de Porto Rico. 

É filho de Tessa Line­weaver de Woods Hole, e de Mário Fernandes que possui uma empresa de jardinagem de Falmouth. 

Em 2016 candi­da­tou-se à Câmara de Re­pre­sentantes estadual pelos distritos 1, 2, 5 e 6 dos con­dados de Dukes e Nan­tucket. Foi eleito levando a melhor sobre 4 oponentes.

 

Exclusivo Portuguese Times/Diário dos Açores