Governo dos Açores forma profissionais das Casas de Acolhimento em educação parental

criançasA Secretaria Regional da Solidariedade Social, através do Instituto da Segurança Social dos Açores, promove, no final deste ano, o sétimo grupo de educação parental em contexto de Casas de Acolhimento de Crianças e Jovens, no qual será aplicado o programa ‘Mais Família, Mais Jovem’.

Esta formação, que visa melhorar a qualidade da relação de cuidados que se estabelece entre os cuidadores das casas de acolhimento e as crianças e jovens em condição de acolhimento residencial, dos 9 aos 18 anos, assenta em estratégias educativas positivas comuns que dignifiquem e promovam o desenvolvimento integral da criança/jovem acolhido e uma relação afectiva de tipo familiar.

Abrangendo 15 cuidadores, o programa vai decorrer entre 12 de Setembro e 28 de Novembro e terá lugar em Ponta Delgada.

Os vários programas de Educação Parental já permitiram formar 135 cuidadores das casas de acolhimento e 116 crianças e jovens em condição de acolhimento residencial nas ilhas de S. Miguel, Terceira, Faial e Pico.

Até ao final de 2018, serão constituídos mais 11 grupos de educação parental na ilha de São Miguel ao abrigo dos programas ‘Mais Família, Mais Jovem’ e ‘Anos Incríveis (Incredible Years)’, estando igualmente previstas e a decorrer iniciativas na Terceira, Faial e Pico.

Esta iniciativa insere-se nas medidas de apoio à parentalidade positiva promovidas pelo Governo dos Açores e implementadas desde 2011.

 

  

“Noites de Verão 2018” terminam já este Domingo em Ponta Delgada

noites de verão pdl 1A animação itinerante “Diabos de Fogo” vai estar pelas ruas da cidade, no dia 12 de Setembro, pelas 21h30, a anunciar que esta é última semana das “Noites de Verão 2018”, no Centro Histórico de Ponta Delgada.

No dia 13 de Setembro, pelas 21h30, o palco das Portas da Cidade vai acolher o concerto “Alimentando a Alma” da  Banda Harmonia Mosteirense e Luís Gil Bettencourt e no dia seguinte, à mesma hora, é a vez dos “The Code” encantarem todos os presentes com os seus temas originais.

No Sábado, 15 de Setembro, para além da habitual animação infantil, no largo da Matriz, pelas 20h00, haverá também um concerto de  “André Jorge & Luís H. Bettencourt”, na Praça do Município, pelas 21h30.

A encerrar o programa das “Noites de Verão 2018”, no dia 16 de Setembro, pelas 21h30, estará Helena Oliveira, na Praça do Município, com o concerto “Destino, Fado e Saudade”.

PJ apreende 840 quilos de cocaína na Horta em veleiro que fazia a travessia do Atlântico

PJA Polícia Judiciária (PJ) apreendeu cerca de 840 quilos de cocaína numa embarcação de recreio que fazia a travessia do oceano Atlântico e deteve dois homens e duas mulheres suspeitos de pertencerem a organização criminosa. A embarcação, com bandeira de um país estrangeiro, foi inicialmente localizada a navegar ao largo do Arquipélago dos Açores, entrando depois na marina da cidade da Horta, na ilha do Faial, onde foi alvo de busca.

Conforme se pode ler no comunicado da PJ, esta operação resultou depois de elementos da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ, da Marinha e da Força Aérea terem desencadeado no final da passada semana uma operação de combate ao tráfico ilícito de estupefacientes por via marítima da qual resultou “a localização e posterior apreensão de uma embarcação de recreio do tipo veleiro que estava a ser utilizada no transporte de elevada quantidade cocaína entre as Caraíbas e a Europa”.

Além da droga e da embarcação, foram também apreendidos diversos aparelhos de navegação e comunicação por satélite, telemóveis, tablets, um computador, quantias monetárias e documentação diversa.

De acordo com o comunicado da PJ, “no decurso dessa diligência e após minucioso e intenso trabalho desenvolvido pelas equipas da Polícia Judiciária, que contaram com o apoio de elementos da Polícia Marítima em funções na cidade da Horta, foi possível detectar cinco compartimentos especialmente criados na estrutura da embarcação para o transporte de estupefacientes no interior dos quais foram encontradas 700 placas de cocaína com o peso bruto total aproximado de 840 kg”, refere a PJ.

A bordo encontravam-se dois homens e duas mulheres que foram detidos e que, de acordo com os elementos probatórios já coligidos, integram uma organização criminosa implantada em diferentes países do continente europeu e da América Latina.

A mesma nota dá conta que “os detidos, todos estrangeiros e com idades compreendidas entre os 21 e os 36 anos, foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo sido aplicada a medida de coacção de prisão preventiva a dois deles”.

Segundo informação publicada no site da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL), “a prisão preventiva foi determinada judicialmente por ter sido dado como fortemente indiciado a prática por aqueles do crime de tráfico de estupefacientes agravado e por se verificarem, em concreto, os perigos de fuga e de continuação de actividade criminosa”.

De acordo com a PJ, “a cocaína apreendida cedida a terceiros renderia uma quantia não inferior a 35 milhões de  euros”. 

A investigação prossegue agora sob a direcção do Ministério Público na Horta com o apoio da PJ e em cooperação com as autoridades de outros países.

Casa do Monte abre em 2019 como unidade hoteleira

Bolieiro - Casa do MonteA antiga Casa do Monte, na freguesia de Ginetes, está a ser requalificada para, no primeiro semestre do próximo ano, abrir como unidade hoteleira.

O alojamento turístico será denominada “Sensi” e apresenta um conceito que apela aos sentidos, com uma aposta na relação com o mar e com o meio ambiente envolvente e na criação de espaços de lazer e bem-estar com contemplação. 

A unidade contará com 21 quartos, restaurante, centro de bem-estar e piscina, entre outros serviços. 

O investidor no projecto, Miguel Urbano, da Casa Deitada – Turismo Açores, revelou que está a proceder à ampliação e reabilitação das existências, preservando a história e a memória da comunidade. 

Segundo indicou, o fontanário existente no local, datado de 1858, será recuperado, bem como a placa com a inscrição “Neste local nos primeiros dias de Novembro de 1897 foi hasteada pela 1.ª vez a Bandeira dos Açores”.

O responsável destacou ainda que, nas obras de requalificação, serão privilegiados a mão de obra e os produtos locais. Numa visita ao local das obras, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada afirmou, por sua vez, que este “é mais um bom exemplo do investimento descentralizado em Ponta Delgada, gerador de emprego e de incentivo económico”. 

Para José Manuel Bolieiro, trata-se de um investimento que vem ao encontro da política de regeneração e requalificação de existências que defende, “que invoca a História e respeita e potencia o meio envolvente”. 

 

Casa de Saúde de São Miguel organiza XX Festival de Sopa

Casa de Saúde pequenaO Instituto S. João de Deus - Casa de Saúde São Miguel promove o XX Festival de Sopa, no próximo dia 8 de Setembro, a partir das 19h00, nas instalações da Casa de Saúde.

O Festival conta com a participação de diversas instituições, restaurantes, hotéis e particulares. A animação estará a cargo de Sol Açoriano, Grupo Folclórico Ilha Verde, da Escola Secundária Domingos Rebelo e a Associação Tradições.

À semelhança do ano transacto, o Festival possui também um espaço infantil, com sopas para crianças e animação infantil, nomeadamente, pinturas faciais, modelagem de balões e pula-pula.

Podem também ser adquiridas malassadas confeccionadas no momento.

Os bilhetes podem ser adquiridos nos serviços administrativos da Casa de Saúde São Miguel, online em www.pickuz.com ou, no próprio dia, na bilheteira no recinto do Festival.

O bilhete permite entrada livre no recinto, oferta de tigela, possibilidade de degustação de todas as sopas que se encontram o concurso, 1 bifana, 2 bebidas e 1 café ou gelado (bilhetes dos 6 aos 11 anos).

O Festival conta com a presença de um Chef de cozinha e dois elementos da Confraria dos Gastrónomos dos Açores, que irão participar juntamente com o voto popular, na atribuição dos prémios a todos os participantes no concurso.