Condutor detido com 2,94 g/l de álcool no sangue

PSP3A Polícia de Segurança Pública (PSP), através da esquadra de trânsito de Ponta Delgada, deteve no último domingo, 11 de Novembro, um condutor alcoolizado.

De acordo com o relatório de actividade policial, o homem, de 48 anos de idade, apresentava uma taxa de álcool no sangue de 2.94 g/l.

No mesmo dia, mas no concelho da Ribeira Grande, foi também detido um homem por condução sob o efeito do álcool, desta feita com uma taxa de alcoolemia de 2,07 g/l. 

Já nas Furnas foi detido outro condutor, de 26 anos, por condução de um veículo, sem habilitação legal para o efeito.

Segundo o mesmo relatório, na Praia da Vitória, ilha Terceira, foram detidos dois homens, de 18 e 39 anos de idade, por furto de combustível do depósito de um veículo, tendo sido apreendidos 130 litros de gasóleo, 8 bidons e uma mangueira. 

Entretanto, a PSP da esquadra dos Biscoitos, também na ilha Terceira, deteve um homem, de 44 anos,  por “introdução em propriedade privada”.

Quanto à sinistralidade rodoviária, a PSP registou a ocorrência de 25 acidentes durante o fim-de-semana, dos quais resultaram um ferido grave, quatro ligeiros e danos materiais.

 

Black Friday em São Miguel no dia 23 de Novembro com campanha solidária

Pessoas na rua PDLA Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada está a organizar uma campanha promocional do comércio para as ilhas de São Miguel e Santa Maria, que terá início no dia 23 de Novembro (Black Friday) e decorrerá até ao final do ano.

Esta campanha, com uma forte componente solidária, irá apostar na divulgação nas redes sociais e publicidade em outros meios de comunicação. 

O Black Friday, segundo o organismo, tem como objectivo incentivar o consumo, e deverá cada estabelecimento estipular os descontos e as promoções que pretendam realizar bem como os produtos a eles associados. 

É proposto que os estabelecimentos se mantenham abertos até às 22 horas. 

Para o dia 1 de Dezembro a Câmara do Comércio aconselha a abertura dos estabelecimentos todo o dia (horário normal) e no dia 8 (Dia das Montras) das 14h30 até às 22h30.

A CCIPD promove em Ponta Delgada e Vila do Porto, os tradicionais concursos de montras, cujos regulamentos de participação serão brevemente divulgados. 

Também irá apoiar a realização de concursos de montras em outros concelhos em parceria com entidades locais. 

No período compreendido entre o dia 1 e o dia 24 de Dezembro decorrerá uma campanha de recolha de fundos que reverterão para uma instituição de solidariedade social. Serão distribuídos mealheiros pelos estabelecimentos aderentes que servirão para a recolha de fundos.

À semelhança dos anos anteriores decorrerá uma campanha de atribuição de senhas, para um sorteio a realizar na primeira semana de Janeiro. Para já a CCIPD propõe que por cada 20 euros em compras nos estabelecimentos aderentes os clientes tenham direito a uma senha (até ao limite máximo de 5 senhas) que dará acesso ao sorteio, cujo regulamento será enviado às empresas aderentes.

A Câmara do Comércio compromete-se a organizar toda a logística associada à campanha

Natal Solidário (Black Friday/Dia das Montras/Sorteio de Natal). Por sua vez os estabelecimentos aderentes comprometem-se a promover esta iniciativa junto dos seus clientes e a cumprir com as regras referentes às iniciativas atrás descritas.

 

Suspeito de tráfico de droga detido pela PSP

pspUm homem foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP) da Esquadra de Investigação Criminal de Ponta Delgada, suspeito da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

A detenção ocorreu na quinta-feira, 8 de Novembro e, de acordo com o relatório de actividade policial, aconteceu na sequência de diligências de investigação, que resultaram também na apreensão de mais de 100 doses de droga.

“No âmbito da revista e busca à sua residência, foram apreendidas 70 doses de heroína, 42 doses de haxixe e 95 doses  de liamba”, informa a PSP, acrescentando terem sido ainda apreendidos 1155 euros e “outros utensílios utilizados na prática deste ilícito criminal”.

No mesmo dia, a PSP da esquadra de Trânsito de Ponta Delgada deteve um homem, de 67  anos, por condução sob a influência de álcool. O condutor apresentava uma taxa de alcoolemia “superior a 2.67 g/l”, diz o relatório.

Entretanto, na ilha do Pico, foi detido um homem, de 29 anos de idade, suspeito da prática de um crime de violência doméstica, após ter “infligido agressões físicas à sua cônjuge”.

Quanto à sinistralidade rodoviária, o mesmo relatório aponta para a ocorrência de seis acidentes de viação nos Açores, “dos quais resultaram danos materiais”.

 

Açores em peso em Fall River para a homenagem hoje ao Nobel da Medicina, Craig Melo

Graig Mello(FALL RIVER, EUA) - Depois de algumas visitas a São Miguel por parte do Nobel da Medicina, Craig Melo, de um ciclo de homenagens realizado nos Açores e da abertura ao público de uma exposição permanente sobre o lau­reado, na Casa do Povo da Maia, eis que, hoje, Fall River vai receber em festa e em comunidade, pela primeira vez, Craig Mello, o Nobel da Medicina, bisneto do casal Eugénio de Mello e Glória Barracôa, imigrantes que saíram da freguesia da Maia, na ilha de S. Miguel, no princípio do século XX.

O povo da Maia, conjun­tamente com as comu­nidades falantes do Por­tuguês nos EUA e Canadá, irão dar as boas vindas ao Nobel que se fará acom­panhar do pai, de um dos seus irmãos Roger Mello e da filha mais velha, Melissa.

O programa da homena­gem integrará um breve discurso do Nobel, dirigido à nossa comunidade, a apresentação de um livro sobre o laureado, da autoria das docentes universitárias Graça Castanho (Univer­sidade dos Açores) e Lurdes Serpa (Lesley University, Cambridge, MA), e a celebração dos 58 anos do Nobel da Me­dicina.

 

Comitiva dos Açores

 

Participarão no evento, para além do Nobel e sua família, convidados, repre­sentantes de Portugal e de outros espaços lusófonos, docentes, alunos, insti­tuições, familiares do Nobel, espalhados em diversos estados dos EUA e Canadá, órgãos de comu­nicação social, bem como a comunidade em geral e uma delegação da fre­guesia da Maia, encabe­çada pelo presidente da Junta de Freguesia e da Casa do Povo, Jaime Rita, o qual também é o atual coordenador da Associação Nacional de Freguesias - Açores.

Estará também presente o secretário Regional Adjunto, Rui Bettencourt, em representação do Governo Regional.

Deslocar-se-á igualmente até aos EUA Graça Casta­nho, ex-diretora regional das comunidades do Governo Regional dos Açores e conselheira para o Ensino do Português nos EUA e Ber­muda, tendo exercido funções na Embaixada de Portugal em Washington DC. 

Presentemente é  pro­fessora na Universidade dos Açores e vice-presidente da Casa dos Açores, sendo uma das pessoas respon­sáveis pela organização deste evento, o qual está integrado no Plano Estra­tégico de Literacia Turística da Maia, do qual a docente é a sua principal promotora. 

O evento, aberto ao público interessado, de­correrá, com a presença do Nobel, em Fall River, no emblemático espaço de eventos, The Cove, entre as 10 am – 2 pm, no dia 10 de Novembro, onde será ser­vido um Brunch com comi­da açoriana e música portu­guesa. 

A comunidade é convi­dada a associar-se a este evento para uma memo­rável homenagem a um dos homens que, com o seu saber e projecção inter­nacional, tem levado mais longe o nome dos Açores, de Portugal e das comu­nidades açorianas pelo mundo fora.

 

Exclusivo Portuguese Times/Diário dos Açores

Festas da Senhora da Paz em Vila Franca do Campo

senhora da paz VFC

Vila Franca do Campo está em festa, este fim-de-semana para celebrar um dos seus mais queridos cultos populares que é a Senhora da Paz, venerada no alto do Monte do mesmo nome.

São centenas de pessoas de todo o concelho e de outros lugares da ilha que ali acorrem durante estes dias, quando o tempo ajuda, para orar e para conviver, numa ambiente bonito e com uma paisagem deslumbrante que tem aos pés a velha vila com o Ilhéu como sentinela.

Sendo uma festa multisecular, ganhou especial protagonismo com as grandes romarias que ali se deslocaram em oração durante os anos da guerra colonial, o que levou a que o Pároco de então, Padre António Jacinto de Medeiros, cuja memória está perpetuada em busto, no recinto da Ermida, se empenhasse na construção da escadaria monumental e anexos da ermida e mais tarde, no ano Santo Mariano de 1987, na construção do Cruzeiro que assinala o bimilenário do nascimento de Nossa Senhora. Numa última fase foi construído o amplo salão para o culto e para as reuniões e conferências no âmbito da formação pastoral e religiosa.

Por isso mesmo, desde há muitos anos têm sido vários os pedidos feitos à Diocese para elevação de todo aquele conjunto à categoria de Santuário, o que ainda aguarda resposta dos responsáveis pela Diocese, mas que agora se aguarda com cada vez maiores expectativas no sentido de se dar o primeiro passo, na proclamação da criação ali do Santuário Mariano da Ilha de São Miguel, segundo nos foi dito pelo Pároco da Matriz Vilafranquense, Padre José Alfredo Torres Borges. Que muito se tem empenhado nessa tarefa porque, segundo ele, isto será o reconhecer “aquilo que o nosso povo e a alma micaelense têm como pacifico: que a Ermida de Nossa Senhora da Paz, no alto do Monte em Vila Franca do Campo, seja o primeiro Santuário Mariano da ilha de São Miguel, como dita e aclama a piedade popular”.

Do programa deste ano, já divulgado  no sítio Igreja Açores, consta: No Sábado pelas 19h30, Recitação do Terço, pelo grupo de Cantares Vozes do Arcanjo, seguido da Eucaristia, às 20h00 e da Vigília, uma hora depois. Este momento de oração nocturna será assegurado pelos escuteiros da ouvidoria de Vila Franca do campo e pelo grupo de jovens “Arcanjovens”.

No Domingo, a Eucaristia às 11h30 será animada pelo Coral Prioral da Matriz de São Miguel Arcanjo e às 15h00 haverá a Recitação do “Terço pela Paz”, orientado pelos Romeiros da Ouvidoria de Vila Franca do Campo.

Na Segunda-feira, dia 12 de Novembro, às 19h00 recitar-se-á de novo o Terço às 19h00 e às 19h30 será celebrada a Eucaristia, que encerrará a festa com a Mudança da Imagem de Nossa Senhora da Paz para a sua ermida.

Este ano, as festas são presididas pelo padre Paulo Borges que, depois de durante alguns anos ter servido a comunidade de Nossa Senhora dos Anjos da Fajã de Baixo, foi agora colocado como pároco in solidum da Ouvidoria de Vila Franca do Campo.

SN